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VENDEDOR DE SUCESSO

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Salmir Ferreira


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Você já pensou na experiência de compra que está proporcionando aos seus clientes?
O relacionamento comercial é a base da confiança do seu cliente.


(Foto: Reprodução)

Ao conseguir o respeito do seu cliente, o vendedor sempre terá uma chance de vender algo para ele. Isso porque quando uma experiência de vendas é bem sucedida, o cliente está mais inclinado a repeti-la.

Com o passar do tempo, o relacionamento foi se tornando um requisito fundamental nos negócios e hoje podemos afirmar que, sem relacionamento, não há venda. Quando você ligou para o cliente? O que você prometeu? Quando você ficou de mandar a proposta? Quando você recebeu o briefing?

Essas são apenas algumas das questões que diariamente vivem na cabeça de nós vendedores e que, precisamos saber com a devida precisão, para não colocarmos os pés pelas mãos e perder clientes.

Quando o relacionamento é necessário?

O relacionamento com clientes é equivalente a um relacionamento amoroso: não podemos prometer o que não podemos cumprir, ao mesmo tempo em que não podemos prometer qualquer coisa apenas para ganhar a venda. A empresa, os funcionários e os vendedores, podem ser prejudicados por uma falsa promessa feita no calor da emoção, para ganhar uma venda. Saber muito sobre um cliente é algo fácil. Mas imagine saber tudo sobre 20 clientes?! Já não é tão fácil assim para a cabeça de um vendedor.

Somemos a isso tudo, ligações telefônicas, alterações de preços, formas de pagamento e personalizações. Temos diante de nós, milhares de variáveis que mudam completamente a relação comercial. E, em uma época em que a confiança é completamente essencial para o sucesso nas vendas, um descuido pode colocar não apenas a venda a perder, mas a reputação do vendedor.

As pessoas gostam de quem elas conhecem e confiam. (Foto:Ilustrativa)

Para construir a confiança, nada melhor do que um relacionamento sólido e coerente. Sólido no sentido do vendedor estar totalmente comprometido com o sucesso de seu cliente e, coerente, porque ele só pode prometer aquilo que vai certamente cumprir. O que podemos concluir com isso é: sem relacionamento, qualquer transação comercial (venda), tem uma chance pequena de acontecer.

Umas das estratégias que eu sempre usei e sempre é adotada por quem acompanha estratégias de negociação é trocar telefones com o seu cliente e colocar-se a sua inteira disposição para sanar suas dúvidas do produto comprado ou oferecer ofertas semanais da loja ou dos serviços que você possui. A relação comercial ganhará mais confiança, pois o seu cliente saberá que pode contar com você por te-lo em sua agenda telefônica e o acompanhar em sua rotina comercial passando mais credibilidade e confiança.

E comprovado que por rapport as pessoas só compram de quem conhecem ou são amigos segundo pesquisa. A proximidade, empatia, familiaridade, pontos e comuns aproximam pessoas e as deixam desarmadas para a negociação. As pessoas gostam de quem elas conhecem e confiam. O vendedor de sucesso tem como meta o relacionamento comercial com foco nos seus clientes e amigos, pois entende que a confiança é à base de tudo.

Fonte: Portal Giro

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


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