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VENDEDOR DE SUCESSO

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Salmir Ferreira


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Porque o treinamento em vendas “Vendedor de Sucesso” é importante para a sua Empresa?
O treinamento em vendas Vendedor de Sucesso visa alavancar as empresas que querem aumentar as receitas e crescer no mercado em longo prazo.


(Foto: Reprodução)

Para o consumidor, o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento na primeira impressão gerada. Sabe aquela expressão a primeira impressão é a que fica? Pois é, ela é real.

O time de vendas precisa estar preparado para proporcionar a melhor experiência para o cliente dentro da loja fazendo com que ele se sinta à vontade focando na fidelização e atraindo assim mais clientes para conhecer a sua empresa. 97% das empresas líderes em vendas no varejo contratam treinamentos em vendas obtendo excelentes resultados. O treinamento em vendas Vendedor de Sucesso visa alavancar as empresas que querem aumentar as receitas e crescer no mercado em longo prazo.

Confira, a seguir, os motivos para investir na formação dos vendedores e no crescimento da sua empresa nesse mercado tão competitivo em que vivemos.

As principais vantagens do treinamento em sua empresa

Conquistar consumidores fiéis e fanáticos pela sua marca é o sonho de qualquer empresa. O treinamento para equipe de vendas aprimora a conexão pessoal necessária para conquistar consumidores fiéis. As compras são decisões baseadas em confiança e credibilidade, por isso, todos os vendedores precisam entender completamente os desejos e necessidades de seu público-alvo.
 
Ressalto então que é possível atrair o público e criar a lealdade necessária. Aqui estão as razões pelas quais você deve investir em um bom programa de treinamento para a sua empresa.

(Foto: Reprodução)
 
Imagem da marca

Os vendedores representam a sua marca. A sua atitude deixará uma impressão positiva ou negativa na mente do cliente. Essa impressão fará com que outros consumidores imaginem o atendimento da sua loja de acordo que o que for dito. Portanto entenda a sua equipe precisa estar alinhada de acordo com a missão e valor da sua empresa ao se comunicar com o cliente.

Comunicação otimizada

A equipe de vendas deve garantir que os clientes entendam os produtos e serviços oferecidos. Isso é possível principalmente através de habilidades de comunicação eficazes e estratégias repassadas em treinamento ministrado por um treinador mestre e que domina o assunto.
 
Aumento do lucro

Para isso ocorrer o time de vendas deve ter a habilidade em oferecer o produto certo ao cliente certo, na hora certa. Buscando sempre o melhor acordo para ambas as partes. A regra é fácil: quanto mais treinada for à equipe, melhores serão os resultados.
Funções administrativas

Um excelente treinamento em vendas destaca a importância de atividades como uso do tempo no ambiente de trabalho visando rastrear atividades diárias e analisar índices de fechamento em vendas.

Com isso, os colaboradores podem utilizar ferramentas para simplificar o trabalho e economizar o tempo precioso. Esses dados auxiliam o profissional a controlar melhor o seu tempo, além de identificar áreas que precisam ser aprimoradas.
 
Dominar os produtos e serviços

Um vendedor preparado enfrenta qualquer objeção em vendas, porque sabe encantar o seu cliente dando um show na apresentação do produto e no serviço que vende. Por mais que existam técnicas de vendas universais e abrangentes, sempre é importante conhecer a fundo os produtos e os serviços da loja onde se vai trabalhar.

O treinamento fornece conhecimento aprofundado para os colaboradores sobre as ofertas da empresa e de que forma o encantamento deve ser conduzido para a conversão em vendas. Dessa forma, o vendedor estará capacitado para responder às dúvidas mais complexas dos clientes entendendo que quanto mais seguro o seu cliente estiver mais ele estará apto para fechar uma negociação com você.

Habilidades de comunicação

(Foto: Reprodução)

Cada loja possui um estilo próprio. O treinamento de vendedores deve ensinar as maneiras corretas de se abordar o cliente na loja, desde a forma de se cumprimentar até o momento certo de concretizar a venda cumprindo um roteiro na negociação.

A capacitação pode também enfatizar a necessidade de o vendedor saber ouvir e falar na hora certa. Afinal, muitas vendas deixam de ser feitas por causa de profissionais ansiosos, que não escutam os anseios do cliente e, por isso, deixam escapar oportunidades de negócios.

Experiência do cliente

Uma empresa pode elaborar um conceito para a loja alinhado aos objetivos estratégicos da marca e investir no visual merchandising e na ambientação da loja, mas, se a interação entre vendedor e consumidor não for agradável, os resultados poderão ficar aquém do esperado.

O treinamento permite que os colaboradores entendam o conceito da loja, incorporem a cultura da empresa, as tradições além de compreenderem o público-alvo. Dessa forma, os vendedores conseguirão se conectar com os clientes, ou seja, “falar a mesma língua” e, assim, favorecer o rapport, a empatia, a fidelização entre vendedor e cliente favorecendo assim o ticket em vendas da loja.
 
Fidelização dos clientes

Vendedores que conhecem os produtos e os serviços que comercializam, tiram as dúvidas dos clientes e agem como verdadeiros consultores o que favorece a loja no longo prazo.

Quando o cliente se sente bem atendido e, o melhor, quando enxerga na loja uma política clara de qualidade no atendimento, tende a se tornar fiel à marca e a propagá-la para mais pessoas por meio do marketing boca a boca.

Evolução pessoal

O treinamento Vendedor de Sucesso também foca na mentalidade do colaborador visando a sua inteligência emocional porque se entende que profissionais que são resolvidos internamente irão contagiar de forma positiva a todos que estão ao seu redor. A regra é clara quem se conhece, respeita o outro. Tem mais empatia, atende sorrindo porque se imagina como se fosse ele durante a experiência do cliente.

A possibilidade do seu colaborador ficar de mau humor em exercício do trabalho é zero porque entende que o cliente merece a sua melhor versão.  Todo desenvolvimento de talentos precisa acontecer em campo de batalha, a análise e o feedback que um vendedor recebe durante um treinamento é muito importante. Com isso o profissional pode trabalhar seus pontos fracos e, finalmente, descobrir se está no caminho certo. A sua equipe se tornará verdadeiros campeões.

(Foto: Reprodução)

Reduzir o turnover

As pessoas gostam de trabalhar em ambientes produtivos e estimulantes. O treinamento adequado auxilia o profissional a superar suas metas, o que aumenta as chances de obter promoções e recompensas. Com isso, a empresa reduz a rotatividade da sua mão de obra.

Incentivar a inovação

A qualificação contínua da força de trabalho incentiva a criatividade. Novas idéias podem ser formadas como resultado direto de treinamento e desenvolvimento. Cada colaborador pode e deve aproveitar o contato direto com clientes para coletar informações e contribuir na melhoria de processos o que favorece no crescimento da empresa.

Reduz a necessidade de monitoramento

É muito mais eficiente contar com equipes autogerenciáveis. Colaboradores bem treinados e alinhados conhecem as suas responsabilidades e as possíveis conseqüências. Isso retira a necessidade de supervisores e burocracias que atrapalham a operação.

Atrair talentos

O investimento em treinamento mostra que as pessoas são valorizadas. Os colaboradores que são desafiados e apreciados podem sentir mais satisfação no trabalho.

Os melhores vendedores não apenas impactam nos resultados financeiros, eles também influenciam os outros a seguir o exemplo. Esse ambiente saudável será divulgado naturalmente entre os profissionais — atraindo novos talentos para a equipe e facilitando os processos de seleção.

Fonte: Portal Giro
 

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


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