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Salmir Ferreira


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O poder do sorriso no relacionamento com o seu cliente
O ato de sorrir, abre as portas para um contato mais próximo e traz boas oportunidades para ajudar você aumentar as vendas.


(Foto: Reprodução)

O sorriso é um aliado em qualquer situação, inclusive no atendimento aos clientes. O ato de sorrir, abre as portas para um contato mais próximo e traz boas oportunidades para ajudar você a aumentar as vendas.
A simpatia e o sorriso ajudarão a prestar um atendimento melhor e a solucionar os problemas com mais tranquilidade.

A ausência de um sorriso estampado no rosto dos vendedores brasileiros foi constatada pela “Smiling Report”, uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide, em parceria com a brasileira Shopper Experience, com a participação de 69 países.

Sorria sempre. (Foto: Reprodução)

O Brasil ocupa a penúltima posição, em um grupo de 16 países, no ranking de sorrisos no atendimento ao cliente, abaixo da média mundial.

Por contraditório que possa parecer, povos que, tradicionalmente, são conhecidos por serem mais fechados possuem os vendedores mais sorridentes. A Irlanda ocupa o primeiro lugar com 97% dos entrevistados declarando que são recebidos no varejo por vendedores sorridentes.

A segundo lugar é dividido entre a Grécia e o Porto Rico, com 93%, seguidos por Lituânia (92%), Suíça e Grã-Bretanha (91%), Letônia e Portugal (90%), Estônia (89%), Dinamarca e Turquia (88%) e Alemanha e Estados Unidos (87%). Atrás do Brasil está o Japão, com 74%, ocupando a 16ª posição.
 
MOSTRE INTERESSE PELO SEU CLIENTE SORRINDO

E preciso sorrir na hora certa! Demonstrar alegria, entusiasmo e ser um vendedor de sucesso ajuda a fixar na mente do cliente a marca da empresa fazendo com que ela seja lembrada por esse quesito.

(Foto: Reprodução)

Além disso, o atendimento sorridente mostra que o vendedor tem interesse em solucionar às questões apresentadas. Já o atendimento frio, seco, sem emoção, mostra exatamente o contrário, desestimulando o cliente a comprar.

O atendimento simpático na hora venda, abre caminho para que você ressalte as opções e benefícios que a sua empresa oferece. Quando a gentileza faz parte de todo o processo de venda, ele flui naturalmente, de maneira agradável gerando empatia e rapport.

Vale ressaltar que o sorriso precisa ser sincero e espontâneo. Nada de forçar um sorriso de canto da boca. Esse tipo de expressão é perceptível e pode surtir efeito contrário. Portanto, esteja realmente disponível para prestar um bom atendimento. O sorriso virá naturalmente.

BENEFÍCIOS AO SORRIR EM UMA NEGOCIAÇÃO

Conheça alguns benefícios de como o sorriso ajuda em uma negociação de sucesso.
 
  • O sorriso é contagiante: vai dizer que você nunca se viu sorrindo ao ver alguém fazendo o mesmo? Sorria! Seu cliente também não vai resistir e sorrirá de volta!
  • O sorriso é universal: o único gesto que é entendido em qualquer lugar do mundo é o sorriso; já parou para pensar nisso?
  • Motivação: sorrir traz motivação para você, que vende, e para o cliente, que compra. Sorrir ajuda você a vender mais e, o melhor, com alegria.
  • É bom para a saúde: o sorriso libera substâncias que nos deixam eufóricos, ativando a saúde mental;

Se eu pudesse resumir essa matéria da coluna seria: “A arte de atender bem e conquistar a confiança do cliente fica bem mais interessante quando o sorriso está presente”. Experimente!

Fonte: Portal Giro
 

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


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