COLUNAS



VENDEDOR DE SUCESSO

com


Salmir Ferreira


Avatar Salmir Ferreira
Descubra as 7 dicas que todo o vendedor de sucesso precisa saber
Colocando essas dicas em prática, você evoluirá na sua jornada em vendas


Foto: Reprodução

Você precisa ser a sua melhor arma de vendas, com comportamentos e atitudes que sejam favoráveis ao sucesso.

Quer saber como? Continue com comigo e aprenda não só como ter sucesso em vendas, mas como também se tornar um vendedor de excelência.

1. Conheça o seu produto

Raramente você irá se deparar com um consumidor despreparado, que esteja fazendo compras apenas por fazer. Hoje, todos nós, e isso inclui eu, você e principalmente o seu cliente, queremos algo que atenda às nossas necessidades mais intrínsecas, que de fato resolva nossos problemas e facilite ainda mais o nosso dia a dia.



Um vendedor de sucesso conhece o que está sendo vendido a fundo e isso fará com que as suas taxas de conversão aumentem de forma considerável, uma vez que terão mais convicção e argumentos para convencer o cliente a fechar negócio.

A razão disso se dá, pois um consumidor dificilmente vai fazer uma compra com alguém que não lhe transmita a segurança e confiança suficientes para isso. Sendo assim, é imprescindível experimentar, ler e aprofundar os conhecimentos sobre aquilo que a organização vende.

2. Conheça o seu cliente

Se conhecer o produto é importante, entender como o cliente age e pensa é essencial, pois isso lhe cria uma situação favorável, com algumas vantagens.

O vendedor de sucesso entende que a oportunidade de personalizar melhor a sua abordagem é focar nos pontos de maior interesse para a pessoa, fazendo com que ela se sinta mais confortável para prosseguir com a negociação.

Conhecer o cliente envolve responder algumas perguntas: quais são os motivos que o levariam a comprar de você? Quais seriam alguns obstáculos que poderiam dificultar o acordo? Isso é crucial em uma negociação em vendas.

3. Venda Benefícios

As pessoas não compram características, elas compram benefícios. E isso faz a total diferença na hora da venda! Fazer as perguntas certas para descobrir a necessidade do cliente, e esse é o primeiro passo para vender os benefícios de um produto.

Os benefícios mostram como o cliente irá usar a característica e como isso impacta em sua vida, apresentando o que realmente importa ao consumidor. Ou seja, se a característica não for utilizada pela pessoa para alguma finalidade, não há como transformá-la em um benefício.



4. Demonstre empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, e é fundamental que você saiba como fazer isso para aprender como ser um vendedor de sucesso.

Ninguém gosta de lidar com uma pessoa que só pensa nos próprios interesses e objetivos, e quando um vendedor não leva em conta a situação do cliente é exatamente essa imagem que passa.

Por outro lado, por se esforçar em entender os motivos que levam o cliente a hesitar, você conseguirá encontrar soluções e respostas melhores, e oferecer acordos que sejam bons para ambas as partes.

5. Aprenda a ouvir

Não seja aquele vendedor que fala demais na tentativa de impressionar o cliente ou vencê-lo pelo cansaço. Essa tática até pode funcionar com algumas pessoas, mas não é um bom modelo a seguir.

Mais importante é aprender a ouvir o que os clientes têm a dizer. Ouça atentamente suas dúvidas, problemas, objetivos e então responda com algo relevante.

Esse tipo de gesto cria uma identificação profunda com o seu cliente, que surtirá efeito quando chegar a hora dele decidir.

Lembre-se quando você ouve o seu cliente você se coloca no lugar dele e isso gera empatia e rapport (conexão e afinidades durante e após a venda).

6. Seja honesto

Infelizmente, a profissão de vendedor ainda possui uma mancha desagradável por conta das más práticas que muitos insistem em seguir.

Uma delas envolve a idéia de que para vender bastante é preciso enganar os clientes e fazê-los comprar mais do que realmente precisam, ou em alguns casos até adquirir um produto que não será de ajuda alguma.

Não siga esse caminho: seja honesto com todos os clientes, mesmo que isso lhe custe algumas vendas. 

O resultado será que os clientes que realmente atrair serão mais leais e acabarão até atuando como porta vozes do seu trabalho.

7. Trabalhe para o sucesso dos seus clientes

Um vendedor comum trabalha pela venda, mas um vendedor de sucesso vai além disso, e visa o sucesso dos clientes. Por quê?

O raciocínio é bem simples: o sucesso do seu cliente é também o seu sucesso, então à medida que ele conquistar bons resultados com o produto que você vendeu, a tendência é que continue comprando.

Mais ainda, é possível criar casos de sucesso ou pedir depoimentos que serão muito úteis como provas sociais em seu site ou em negociações futuras.

Fonte: Portal Giro

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


Sobre a Coluna

Vendedor de Sucesso



COMENTÁRIOS