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Salmir Ferreira


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Conheça duas formas de gerar valor aos produtos da sua empresa
É essencial que sua empresa tenha um planejamento estratégico em vendas e também posicionamento no mercado.


Foto: Reprodução

A globalização e o acesso a informação mudaram a forma de vender um produto. Antes a venda era focada na apresentação do produto, nas suas características e funções.

Mas depois desses avanços isso mudou, hoje o consumidor tem ao seu alcance todas as informações que precisa sobre o produto, ele pode conferir todas as características, qualidade e preço de cada produto ou serviço pretendido.

O preço também não é mais um diferencial, já que o aumento considerável da concorrência faz com que os preços sejam parecidos. 

Então, como gerar valor ao seu produto para se destacar da concorrência? Confira abaixo 2 formas para diferenciar sua empresa da concorrência.

1. Agregue valor a sua marca.

A percepção do cliente em relação ao valor do seu produto está inteiramente ligada a maneira como você o apresenta. E quando falamos da apresentação não estamos falando apenas das características do produto, mas também de suas funcionalidades e principalmente das vantagens e benefícios que ele trará no dia a dia do consumidor.



Por exemplo, se você vende aparelhos televisores, deixe de lado menções técnicas como é “4K”, “tem x polegadas” e invista numa apresentação que apresente os benefícios, como: “ Com essa definição e tamanho, você tem praticamente um cinema em sua casa e o bom dessa tecnologia é que mesmo que você tenha uma sala pequena, sua experiência será a mesma, porque a pouca distância do televisor não afeta a qualidade da imagem".

Faça uma pesquisa das necessidades que seu cliente tem e mostre como o seu produto as atende. Assim você desperta o interesse do cliente e ainda agrega valor a sua marca. Analise também se os seus concorrentes já oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço e como estão à sua frente. É sempre válido saber onde podemos ajustar as arestas do negócio.

2. Conceda facilidades associadas ao serviço ou produto;

Ofereça entrega e montagem de móveis grátis: É claro que para poder fazer isso você precisa calcular os gastos e verificar a viabilidade de oferecer ambos serviços gratuitos. Caso seu serviço de entrega seja terceirizado, negocie com seu parceiro e veja as possibilidades de gastar menos com ela. Esse tipo de facilidade pode ser decisivo na hora da compra, com relação a um concorrente que cobra uma taxa ou um valor maior que o seu. E valoriza muito sua marca.


 
  • Entrega express:  Esse tipo de facilidade oferece um serviço de entrega realizado no mesmo dia da compra. Quando compramos algo queremos receber logo para poder usufruir, ou no caso de um presente, existe a pressa para entregar numa determinada data. Sendo assim, esse tipo de entrega traz muitas vantagens para o seu negócio.
 
  • Entrega programada: Como o próprio nome diz, esse tipo de entrega oferece a vantagem do cliente escolher a melhor data para receber o produto que comprou na sua loja. Podendo escolher o dia ideal para receber. Nesse tipo de facilidade não pode haver atraso, ou o efeito será reverso. Ao invés de ganhar um cliente você poderá perder pela falta de comprometimento com o combinado.

Porém se for realizada da maneira correta agregará muito valor a sua marca. Já que a maioria das lojas concorrentes não oferecem essa vantagem.Essas são algumas das muitas ações que você pode implementar no seu negócio, para agregar valor aos seus produtos e serviços, e principalmente a sua marca. 

Quer fazer a diferença no seu negócio e se destacar no mercado? Continue acompanhando nossa Coluna Vendedor de Sucesso. Um abraço!

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


Sobre a Coluna

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