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Salmir Ferreira


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Saiba seis estratégias para recuperar clientes perdidos
Entender essas estratégias pode ajudar a reconquistar os clientes que se afastaram da sua empresa por algum motivo.


Foto: Reprodução

Verdade seja dita: no varejo, a rotatividade na base de clientes é algo quase normal. Porém, ao mesmo tempo, é extremamente prejudicial ao caixa da loja. Afinal, como alerta Philip Kotler, um dos principais especialistas em marketing do mundo, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. 

Levando isso em consideração, uma pesquisa publicada na Harvard Business Review apontou que  estratégias inteligentes podem ajudar a reconquistar clientes perdidos. 

Por isso listei 6 dicas que vão te ajudar a recuperar sua clientela novamente.



1 - Entenda os motivos que fizeram o cliente abandonar sua loja

O primeiro passo para recuperar um cliente perdido é entender os motivos que o fizeram parar de comprar.

Para isso, crie um processo de entrevista com esse tipo de cliente para que ele revele quais foram as falhas que o fizeram decidir abandonar sua loja.

Além disso, pode ser que ele mesmo já tenha deixado alguns indícios. Investigue as reclamações desse consumidor em seu SAC e nas suas redes sociais e comece a entender qual foi o problema!
 
2 - Resolva o problema

Depois de entender os motivos que fizeram com que o cliente deixasse de comprar em sua loja, realize ações para resolver o tal problema.

Se foi algo específico, você pode, por exemplo, recompensá-lo enviando um produto novo ou mesmo um vale-compras.

Caso tenha sido algo relacionado à estrutura e aos processos da loja, é melhor avaliar rápido as formas de resolver isso, antes que perca ainda mais clientes. Depois, envie um e-mail ou ligue dizendo que tal falha foi ajustada e convide-o para ter uma nova experiência em sua loja.

3 - Mantenha contato

É importante não abandonar o cliente só porque ele deixou de comprar com você.

Continue enviando e-mails com ofertas e promoções, continue lembrando de seu aniversário e das datas comemorativas em que ele está envolvido.

Além disso, mantenha o envio de dicas e informações sobre os produtos. Isso vai fazer com que o cliente não se esqueça da sua loja, aumentando as chances de ele voltar.



4 - Melhore seu conteúdo

Um conteúdo de qualidade é importante não apenas para atrair novos clientes, como também para conquistar aqueles que deixaram de comprar com você. Afinal, ao investir em conteúdo qualificado, sua marca se torna referência em seu segmento de atuação.

Mesmo que um dia o consumidor tenha tido algum problema com sua loja, ele vai voltar a considerar comprar  novamente se sua equipe estiver ativamente ajudando-o com conteúdo de qualidade.
 
5 - Crie ofertas especiais para seus ex-clientes

Todo mundo gosta de se sentir especial. Por isso, quando um cliente deixar de comprar em sua loja, você pode tentar reconquistá-lo utilizando ofertas exclusivas para ele.

Leve em consideração o perfil dele e seu histórico de compra na loja para criar ofertas que vão atingir em cheio suas necessidades e desejos.

Se for um cliente de longa data, então, ainda melhor. Afinal, você pode ganhar a confiança dele novamente valorizando a lealdade de tanto tempo.

6 - Tenha controle

Para que você consiga identificar que determinado cliente deixou de comprar de você, é fundamental manter um controle sobre seus clientes ativos.

Neste sentido, identifique quais clientes compram:

– Uma vez por ano.
– De duas a três vezes por ano.
– Mensalmente.
– Assim por diante.

Depois, passe a acompanhá-los de perto e, sempre que observar que a frequência de compra diminuiu, imediatamente promova ações para trazê-los de volta. Quanto mais você demorar para reagir, mais difícil será reconquistá-los.

Agora, é com você!Com essas dicas, você pode até perder clientes, mas recuperá-los será muito mais fácil! Coloque-as em prática e veja os resultados aparecerem.

Sucesso e boas vendas!

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


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