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Salmir Ferreira


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Aprenda a planejar promoções memoráveis para a sua loja
Seguindo esse roteiro você irá vender mais produtos e ainda agrega valor às suas vendas.


Foto: Reprodução

Quando você ouve a palavra “Promoção”, qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Aposto que a maioria respondeu “desconto”.  Mas não é bem assim: uma promoção não tem apenas o objetivo de vender produtos mais baratos. Ela também pode servir para:
 
  • Dar mais visibilidade à loja;
  • Estreitar o relacionamento entre a loja e o consumidor;
  • Conhecer melhor o consumidor;
  • Divulgar um novo produto/serviço.

E para fazer tudo isso, nem sempre é necessário oferecer desconto.

Uma promoção memorável é aquela que ajuda você a vender mais produtos e ainda agrega valor às suas vendas.

Passo-a-passo da promoção: O.P.A.M.


Antes de tudo, é preciso saber que toda promoção precisa seguir um roteiro que podemos chamar de OPAM – sigla para: Objetivo, Planejamento, Acompanhamento e Mensuração.



OBJETIVO

Toda oferta deve ter um objetivo específico. Nós citamos alguns no início desse artigo, mas você pode ter outros objetivos específicos de sua loja. O importante é saber por que você está realizando a promoção.

PLANEJAMENTO

Nessa etapa, você deve analisar com cuidado todas as ações que vai executar para alcançar seu objetivo. O planejamento também serve para que você possa prever cenários positivos e negativos. Por exemplo: e se a promoção não sair como você esperava, o que fazer? E se fizer mais sucesso do que imaginava, vai conseguir dar conta do recado? Estar preparado é muito importante para poder resolver os problemas que surgirem.

ACOMPANHAMENTO

Depois de planejar, é fundamental que você faça o acompanhamento do andamento das promoções. 
Dessa forma, sua loja estará preparada para o aumento da demanda e necessidade de reposição do estoque, por exemplo. Além disso, o acompanhamento vai facilitar a etapa seguinte – a da mensuração.


MENSURAÇÃO

Para saber se sua promoção alcançou o objetivo, é necessário medir o desempenho da promoção. O que você vai medir depende da sua meta inicial. Se seu objetivo era, por exemplo, conseguir mais clientes novos, é isso que você irá analisar. Já se seu propósito era melhorar o relacionamento com seu consumidor, precisará realizar uma pesquisa com eles para saber se conseguiu isso. A partir daí, você pode analisar os resultados da sua promoção, avaliar o que deu certo e o que pode ser melhorado na próxima ação.

Agora você já sabe: na próxima vez que for realizar uma promoção, não esqueça do OPAM!
 

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


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