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VENDEDOR DE SUCESSO

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Salmir Ferreira


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10 tópicos essenciais em vendas
Técnicas de vendas ajudam a conquistar ótimos resultados. Confira!


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1. Ajude o cliente a entender o que ele precisa
 
Segundo pesquisas de universidades americanas 97% dos clientes não tem clareza absoluta da natureza de suas necessidades. Para solucionar os seus problemas atuais mostrar o que é preciso para não criar problemas no futuro é o papel do vendedor, sempre fornecendo o conhecimento necessário para que o cliente evolua e tome decisões certas.

Grande parte dos clientes se lembram do sucesso que obtiveram graças a indicação do vendedor e, muito provavelmente, voltarão para fazer negócios onde se sentem bem são compreendidos. É necessário, nesse caso, um estudo aprofundado do universo do cliente e do produto vendido e de como suas necessidades podem ser atendidas por meio das ofertas disponíveis. Essa é uma regra que deve estar em todo manual de técnicas de vendas no varejo, por exemplo.
 
2. Estabeleça confiança com o seu cliente

Entender as necessidades do seu cliente e satisfazê-las é a chave para um retorno de compra com você. Uma venda só está completa quando o cliente volta, e se ele volta é porque o processo criou uma relação de confiança entre você e ele. A ética e o profissionalismo para Sandro Magaldi, é a principal promotora da confiança. Com atitudes éticas e profissioanais você poderá conquistar até o cliente mais difícil.
 
3. Seja flexível

Adaptar-se às mais diversas situações é o papel do vendedor de sucesso. Se você consegue moldar suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente com quem está lidando, tudo se tornará mais fácil nas negociações e resultará, certamente, em uma compra. Adote diferentes posturas para cada situação.
 
4. Nunca subestime um cliente

Já passou a época em que os clientes pela ausência das redes sociais, internet e acesso as informações acreditavam em tudo o que ouviam segundo o escritor Eduardo Zugaib,. C. Os consumidores estão cada vez mais atentos e conscientes dos seus direitos e qualquer tentativa de fraude ou "enrolação" vai ser logo identificada pelo cliente, que, além de não fechar negócio com você, ainda vai espalhar a má fama no mercado.
 
5. Seja resiliente

A resiliência é a capacidade de se moldar diante de situações difíceis. Para um vendedor, a pressão aparece de todos os lados e é normal ouvir a palavra "não" de um cliente por preço, inexperiência ou jogo de cintura do profissional diante de uma negociação em vendas. Essa habilidade pode lhe proporcionar "frieza" para pensar, enquanto outros se desesperariam em negociações difíceis.
 
6. Ouça o seu cliente


Um bom vendedor ouve o seu cliente dentro das perspectivas do que ele fala. Ouvir o seu cliente te possibilitará atender as suas expectativas e criar satisfação no atendimento gerando credibilidade e confiança e retorno garantido do seu cliente a sua loja.
 
7. Foque em estratégias

Um planejamento em vendas é necessário para entender o cenário da negociação significando conhecer o comprador e suas necessidades, seu concorrente e como seu produto se diferencia dos outros, criando um apelo do produto para o cliente.
 
8. Seja criativo


A importância da criatividade na busca de alternativas para chegar até o cliente é um ponto fundamental em vendas. Usar argumentos que envolvam o consumidor, fazendo com que ele imagine os benefícios do produto no seu cotidiano, é uma das dicas de grande ajuda. Mas avisamos: é preciso ser inovador.
 
9. Acredite em você

Advogar em prol do seu serviço é o primeiro passo para transmitir confiança ao cliente. Passe então a advogar a favor do próprio cliente dentro da empresa quando fechar um negócio. Os interesses dele estão diretamente ligados aos seus interesses como profissional.
 
10. Vendas versus marketing

E necessário uma solução para que o setor de marketing e o de vendas estejam integrados. Focando no novo paradigma de mercado que não permite mais que a atividade de vendas, mesmo sendo a linha de frente da organização e em contato constante com o cliente, vá ao mercado sem levar as definições, estratégias e alinhamento necessários para que o cliente entenda a mensagem da companhia.

Fonte: Portal Giro

Sobre Salmir Ferreira

Administrador e treinador em vendas.

É administrador, empresário, reprogramador mental, neuro-coaching e treinador em vendas. Trabalhou no Grupo Gazin como consultor em vendas, vendendo para o grupo acima de R$ 3 milhões de reais em três anos. Acredita que a profissão atual, e do futuro é vendas, pois precisamos vender idéias à sociedade e estar preparado para vendas é o hábito do vendedor de sucesso.


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