De acordo com o Major Eder, da PM de Itaituba, nesse estágio, os alunos já tiveram algumas disciplinas relacionadas a abordagem, ao policiamento, ao uso da arma de fogo, e estão sendo preparados e habilitados para o serviço operacional.
"Nós temos em torno de 36 a 37 alunos por dia de serviço, que nós colocamos em locais de grande movimentação de pessoas na área comercial de Itaituba, já para eles terem esse primeiro contato [...] com a comunidade", conta o Major Eder.
Essa ainda não é a fase final do treinamento, que tem previsão de ir até o mês de setembro, na verdade os alunos estão na metade do curso e disciplinas teóricas e práticas ainda devem ser aplicadas para os mesmos.
"Estamos começando o Estágio Supervisionado, nos próximos 2, 3 meses, eles continuam nesse estágio e continuam também com as instruções teóricas do curso, até completar toda a carga horária do curso de formação", Major Eder.

Ainda segundo o Major Eder, não se tem uma previsão da quantidade de militares formados nesse curso ficarão em Itaituba. "A gente não tem uma previsão [...], mas será um bom número, em torno de 50, 60 policiais militares que vão reforçar nosso policiamento".
Fonte: Portal Giro