SAÚDE

Regional do Tapajós capacita equipes sobre uso de ventilação mecânica
Iniciativa do Hospital objetiva qualificar os profissionais e aprimorar a assistência a pacientes que necessitam deste recurso.


(Foto: Reprodução)

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), realizou na últiama segunda-feira (20), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o Curso de Atualização em Ventilação Mecânica - Básico ao Avançado, destinado aos profissionais de fisioterapia, enfermagem e médicos para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

A capacitação profissional teve como objetivo auxiliar no processo de qualificação dos profissionais, assim como na assistência apropriada aos pacientes que necessitam do sistema de ventilação mecânica.

A formação envolveu conteúdo teórico/prático e foi ministrada pelo fisioterapeuta Axell Lins, especialista em Terapia Intensiva e atual coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), e por Leonardy Ibrahim, especialista em Terapia Intensiva em UTI Adulto.

O treinamento abordou temas como: Introdução a ventilação mecânica; Princípios básicos da ventilação mecânica; Assincronias ventilatórias; Ventilação mecânica protetora; desmame ventilatório; Introdução a ventilação mecânica não invasiva; Indicações e contraindicações da VNI e ventilação com bolsa-válvula-máscara-reservatório, com fonte de oxigênio entre outros.

Para Axell, capacitar os profissionais melhora significativamente a capacidade de avaliação de critérios de intubação, dando mais rapidez, efetividade e eficácia no procedimento, oferecendo assim para os usuários o melhor nível de atendimento possível.

"Tivemos dois períodos de capacitação. Pela manhã, fizemos a parte teórica e a prática durante a tarde. Nosso objetivo é capacitar ainda mais nossos profissionais", explicou a coordenadora do NEP do Hospital, enfermeira Bruna Santana.

Fonte: Agência Pará 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   18/07/2022 11h42

Itaituba - PA
 




SAÚDE  |   14/07/2022 08h56

Itaituba - PA
 

SAÚDE  |   24/06/2022 09h49

Itaituba - PA