INTERNACIONAIS

Trump comenta condenação de Bolsonaro e diz estar surpreso: "É muito parecido com o que tentaram fazer comigo"
Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (11), o republicano disse estar "surpreso" com a decisão da Corte brasileira. "Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil, e é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo", afirmou.


Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (11) estar "surpreso" com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à imprensa, o republicano afirmou também estar "muito insatisfeito" com a decisão da Corte brasileira.

Na véspera, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O placar foi de 4 votos a 1, em um julgamento considerado histórico por envolver, pela primeira vez, um ex-chefe de Estado acusado de atentar contra a ordem democrática no Brasil.

"Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil", disse Trump.

O republicano, que responde a múltiplos processos nos Estados Unidos relacionados à tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020 e ao ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, estabeleceu um paralelo implícito entre sua situação e a de Bolsonaro. Segundo ele, ambos seriam alvos de perseguição judicial por questionarem instituições democráticas.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado, por participação na chamada trama golpista. Por 4 votos a 1, os ministros o consideraram culpado em cinco crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Outros sete ex-integrantes de seu governo e militares também foram condenados no mesmo julgamento.
  Fonte: Portal Giro

Fale conosco ou participe do nosso grupo no WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



INTERNACIONAIS  |   10/09/2025 17h00





INTERNACIONAIS  |   10/09/2025 09h52


INTERNACIONAIS  |   09/09/2025 14h21