O Lago dos Botos viveu um momento histórico na tarde desta segunda-feira (22), em Alter do Chão, distante 37km de Santarém, quando foi anunciada a vitória do Boto Cor de Rosa, que alcançou 473 pontos e se consagrou campeão do Festival dos Botos no Sairé 2025. O título encerra um jejum de três anos sem conquistas da agremiação e marca o 12º campeonato da sua trajetória.
Durante a apuração, a torcida cor-de-rosa acompanhou cada nota com expectativa e vibrou intensamente quando o resultado final foi confirmado.
Para a nova diretoria, a conquista é fruto de renovação e investimento.
"É o sentimento de dever cumprido, de gratidão. Esse ano nós temos uma nova composição do Boto Cor de Rosa, uma nova diretoria que veio colocar uma essência maior no Boto. Investimos muito, tivemos comprometimento, e por isso somos campeões. Nós chegamos agora e agora não vai parar", afirmou Marlison Soares, vice-presidente.
A rainha do Sairé, Maria Eulália, que fez sua última apresentação pelo Boto Cor de Rosa, dedicou o título a todos os integrantes que constroem o espetáculo.
"Minha alegria é de... sem nem o que dizer. Esse título é para todas as pessoas que fazem parte do Cor de Rosa, desde as costureiras aos artistas de alegoria. O Boto sempre traz a história do seu povo para dentro do lago, honrando suas raízes. Eu me despeço do item número três, mas jamais da família Cor de Rosa, que me acolheu e vai seguir com esse legado do boto indígena e tradicional de Alter do Chão", declarou, emocionada.
Mesmo enfrentando atraso na entrada por causa de dificuldades logísticas com as alegorias, o Cor de Rosa iniciou sua apresentação em grande estilo, com a entrada triunfal do apresentador Theo Neves.
O tema deste ano foi "Catraia: Encantaria do Atravessar", uma homenagem aos catraeiros que há gerações fazem a travessia entre a orla de Alter do Chão e a Ilha do Amor. A cenografia destacou elementos simbólicos, como a igreja de Nossa Senhora da Saúde e a Catedral, em uma conexão entre fé, memória e tradição.
Entre os momentos mais marcantes estiveram:
• A participação de Susane Mina, como Rainha do Artesanato, valorizando o trabalho manual dos artesãos Borari;
• A apresentação do Cantador André Bento, acompanhado de intérprete de Libras, promovendo inclusão no festival;
• A força feminina com o grupo musical Suraras do Tapajós, formado por mulheres Borari;
• A surpreendente entrada da Cabocla Borari, representada por Mariane Pinheiro, em uma alegoria de jacaré gigante;
• A performance do Boto-animal, em uma alegoria inspirada no peixe puraquê gigante, e a evolução do Boto-homem no lago.
A noite também foi marcada pela despedida apoteótica de Maria Eulália, aplaudida de pé pelo público.
12 conquistas na história
Com o título de 2025, o Cor de Rosa chega ao 12º campeonato, reafirmando a rivalidade histórica com o Tucuxi, maior campeão com 13 títulos. A vitória recoloca o Cor de Rosa no topo da disputa e fortalece seu papel como símbolo de resistência cultural e identidade do povo Borari.