POLICIAL

Polícia Federal cumpre mandados em Itaituba e Novo Progresso durante operações contra garimpo ilegal no Pará e Mato Grosso
As operações teve como objetivo dar continuidade às ações de repressão ao garimpo ilegal em rios que cortam as Terras Indígenas Kayabi e Munduruku

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (30), as Operações Kuri II e Aurum Sórdidos, com o objetivo de dar continuidade às ações de repressão ao garimpo ilegal nos leitos dos rios São Benedito e Teles Pires, situados na região norte do estado do Mato Grosso.

As investigações são um desdobramento da Operação Kuri, deflagrada em abril deste ano, que resultou na destruição de 17 balsas utilizadas em atividades garimpeiras clandestinas e na apreensão de cerca de 2 mil litros de combustível. De acordo com o órgão, a ação causou um prejuízo estimado em R$ 15 milhões aos responsáveis pela exploração ilegal e revelou impactos ambientais significativos nas Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.

A primeira fase da operação permitiu identificar uma estrutura, formada por financiadores e comerciantes de ouro, o que levou à ampliação das investigações.

Nesta nova etapa, policiais federais estão mobilizados para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop (MT). As ações ocorrem em diferentes municípios, incluindo Itaituba (PA), Novo Progresso (PA), Alta Floresta (MT), Matupá (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Sinop (MT) e Tangará da Serra (MT).

Além dos mandados, também estão sendo executadas medidas de sequestro de bens vinculados aos investigados.
 
Fonte: Portal Giro/ Polícia Federal

Fale conosco ou participe do nosso grupo no WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLICIAL  |   28/10/2025 21h15

Itaituba - PA
 




POLICIAL  |   28/10/2025 16h27

Itaituba - PA
 

POLICIAL  |   27/10/2025 09h48

Itaituba - PA