Vídeo mostra pontos com erosão e buracos na via; parlamentar afirma ter levado demandas ao Ministério dos Transportes
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal Henderson Pinto (MDB) visitou um dos trechos mais críticos da BR-163, entre Santarém e Rurópolis, no oeste do Pará. O local enfrenta problemas antigos de infraestrutura, incluindo a interdição parcial da rodovia após o deslizamento de um dos lados da pista, provocado por fortes chuvas registradas em anos anteriores.
Além da erosão que compromete a trafegabilidade, motoristas relatam prejuízos frequentes causados pela grande quantidade de buracos ao longo da via. A BR-163 é uma das principais rotas de acesso a Santarém e é amplamente utilizada para o transporte de cargas, insumos e produção agrícola, o que amplia os impactos dos problemas estruturais.
Durante a visita, o parlamentar afirmou que levou as demandas da região a Brasília e que participou de reuniões no Ministério dos Transportes. Segundo ele, houve sinalização do governo federal quanto à recuperação do trecho afetado pela erosão e à realização de uma operação de tapa-buracos no asfalto entre Santarém e municípios vizinhos.
O deputado também citou cobranças relacionadas às cabeceiras de pontes já concluídas ao longo da Transamazônica, que ainda não estariam em funcionamento, além de demandas históricas por pavimentação em trechos da rodovia. De acordo com o relato, foram discutidas intervenções entre Rurópolis e Uruará, Uruará e Medicilândia, além da pavimentação de um trecho de 33 quilômetros entre Rurópolis e o km 30, no município de Itaituba, ponto onde a BR-163 cruza com a Transamazônica.
Até o momento, não há cronograma oficial divulgado pelos órgãos federais responsáveis sobre o início ou conclusão das obras mencionadas. Motoristas e moradores da região seguem aguardando soluções efetivas para os problemas enfrentados diariamente na rodovia.
Fonte: Giro Portal Santarém
Além da erosão que compromete a trafegabilidade, motoristas relatam prejuízos frequentes causados pela grande quantidade de buracos ao longo da via. A BR-163 é uma das principais rotas de acesso a Santarém e é amplamente utilizada para o transporte de cargas, insumos e produção agrícola, o que amplia os impactos dos problemas estruturais.
Durante a visita, o parlamentar afirmou que levou as demandas da região a Brasília e que participou de reuniões no Ministério dos Transportes. Segundo ele, houve sinalização do governo federal quanto à recuperação do trecho afetado pela erosão e à realização de uma operação de tapa-buracos no asfalto entre Santarém e municípios vizinhos.
O deputado também citou cobranças relacionadas às cabeceiras de pontes já concluídas ao longo da Transamazônica, que ainda não estariam em funcionamento, além de demandas históricas por pavimentação em trechos da rodovia. De acordo com o relato, foram discutidas intervenções entre Rurópolis e Uruará, Uruará e Medicilândia, além da pavimentação de um trecho de 33 quilômetros entre Rurópolis e o km 30, no município de Itaituba, ponto onde a BR-163 cruza com a Transamazônica.
Até o momento, não há cronograma oficial divulgado pelos órgãos federais responsáveis sobre o início ou conclusão das obras mencionadas. Motoristas e moradores da região seguem aguardando soluções efetivas para os problemas enfrentados diariamente na rodovia.
Fonte: Giro Portal Santarém


