CULTURA E ARTE

Escultura do violeiro, na orla de Itaituba, volta a sua cor original
Escultura havia sido pintada de verde e preto no inicio do ano e com isso perdido sua identidade.




Família do escultor acompanhou a pintura.

Um dos símbolos da História de Itaituba - PA, é a escultura do Violeiro. A primeira obra foi feita no apogeu da garimpagem, como homenagem aos músicos seresteiros que embalaram por muito tempo a vida dos garimpeiros.

A atual escultura, somente foi feita em 2010 no governo em que Silvio Macedo era vice-prefeito de Roselito Soares. O próprio Silvio, que foi o primeiro prefeito após a redemocratização do Brasil 1986, pediu ao escultor, Valdemir Lima, para doar a obra para ser instalada na Orla da cidade, e assim aconteceu.

No início deste ano, o violeiro, que tradicionalmente era todo branco, passou por uma pintura e ficou verde e preto, deixando a sua cor original, uma marca registrada do escultor Valdemir, que em todas as suas obras a cor branca prevalecia.

Para preservar a memória do artista, que já é falecido, neste sábado (16), membros de sua família trabalharam na pintura com a operação que denominaram de "Violeiro Original"

Participaram da operação o seu irmão Vilter Lima - Pintor profissional, a Viúva do Escultor Professora Antonieta Lima, seu Filho Valdemir Júnior e Neto Valdemir Neto. A família entende que, assim, o desejo do escultor vai permanecer na memória local de Itaituba.

Fonte: Blog Damião Cavalcante.






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CULTURA E ARTE  |  30/05/2020 - 10h





CULTURA E ARTE  |  20/03/2020 - 12h


CULTURA E ARTE  |  12/12/2019 - 17h