SUPERAÇÃO

Estudantes de Itaituba conquistam 1º e 2º lugares em Processo seletivo para Intercâmbio em Portugal
Foram dezenas de inscritos em todo o estado; 4 dos aprovados são de Itaituba.


Jovens aprovadas para o Intercâmbio em Portugal

A educação é capaz de transformar a Sociedade. É com esta forte afirmação que o Giro vem falar sobre duas jovens de Itaituba que acabaram de ser aprovadas  para Intercâmbio em Portugal no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que promoveu um processo seletivo entre todos os estudantes do estado.

Ao todo, foram 34 inscritos em todo o Pará. 4 dos aprovados são de Itaituba e, as jovens Paula Ribeiro Teixeira e Vanusa Lopes Pereira conquistaram o 1º e 2º lugares respectivamente. Além delas, Ismael Sousa e Sousa conquistou o 3º lugar e Alex Santana Viana, o 6º. Eles também farão o Intercâmbio no país europeu.

As jovens garantem que o caminho até aqui não foi fácil. Em 2018, contrariando expectativas, ambas ingressaram na primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA.

Paula, 26 anos, "sempre fiz vários vestibulares, obtendo êxito em praticamente todos. No entanto, como sou de uma família simples, com pai pedreiro e uma mãe do lar, nunca tive a oportunidade de sair do município". Ela decidiu, então, fazer o curso Técnico em Mineração e trabalhar para custear os estudos. Assim que concluiu o curso, foi aprovada em um concurso público no Município e, por ter se apaixonado pela área em que atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, decidiu tentar o Processo Seletivo do IFPA, quando soube da oferta do Curso de Ciências Biológicas, sendo aprovada na primeira tentativa.

Paula Ribeiro Teixeira, 26 anos

Vanusa, 23 anos, é moradora do Distrito de Miritituba e todos os dias atravessa o rio para vir estudar. Ela, que até o final de 2018 conciliava trabalho durante o dia e estudo noturno, contou ao Giro que antes do IFPA estudou na UFOPA- Engenharia Civil e cursou o Ensino Médio na escola Estadual Benedito Correa de Souza. "Minha trajetória estudantil sempre foi de muito esforço."

Vanusa Lopes Pereira, 23 anos

No programa de intercâmbio, com duração de aproximadamente 6 meses, elas vão estudar Disciplinas pertinentes aos seus cursos aqui no Brasil, tendo acesso aos Laboratórios e dados da Universidade Portuguesa. Mas, para as estudantes o ganho não é somente acadêmico.

Paula diz "Vejo essa possibilidade como um espaço de vivências e convivências com as raízes culturais, os costumes que exerceram influências na formação da cultura brasileira, além de contar com novos olhares e opiniões sobre ensino, pesquisa, e extensão. "

E, Vanusa complementa: "Participar da experiência de estudo e convivência em outro país, nos possibilitará uma nova visão de mundo, tanto em nível acadêmico, quanto profissional e pessoal."

As duas amigas encerram a conversa agradecendo a Deus, familiares, amigos e professores do IFPA  por todo apoio, dedicação e incentivo. Em especial as professoras Esp. Cácia Campos, Drª. Mariana Duó e Me. Vilma Ribeiro que dispuseram tempo e muita atenção. Também a Drª. Liz Carmen pelos importantes direcionamentos.

Nós, do Giro, parabenizamos as estudantes pela conquista e desejamos  muito sucesso em suas trajetórias.

São exemplos assim que nos fazem ter esperança na Educação.

Fonte: Portal Giro


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SUPERAÇÃO  |   19/03/2022 11h08

Trairão - PA
 




SUPERAÇÃO  |   18/03/2022 17h36

Itaituba - PA
 

SUPERAÇÃO  |   08/02/2022 18h08

Itaituba - PA