SOLIDARIEDADE

Fundador de ONG fala sobre o que é necessário para que o projeto não seja encerrado em Itaituba
Ithalo Prado, veterinário, anunciou que a ONG encerrará as atividades neste mês de Fevereiro por falta de apoio.




Íthalo Prado, fundador da Ong O Sol Nasce Para Todos. (Foto: Acervo Pessoal)

A ONG O Sol Nasce Para Todos: “Sociedade Protetora dos animais”, atua em Itaituba desde 2017, com a colaboração de muitas pessoas da sociedade, incluindo voluntários. A ONG era mantida através de doações, tendo como principal objetivo o resgate e tratamento de animais de rua, os quais, após tratados e com sua saúde recuperada, ficavam à disposição da sociedade para adoção.

Íthalo Prado, fundador da Ong O Sol Nasce Para Todos. (Foto: Acervo Pessoal)

Nesses dois anos de existência, resgatou diversos animais que estavam abandonados e, após terem sua saúde recuperada, foram adodatos por uma família. Porém, na última terça-feira (28) o fundador Íthalo Prado anunciou seu fechamento devido a falta de apoio e ausência de voluntários e funcionários fixos que poderiam colaborar mais ativamente nas atividades voltadas para os atendimentos aos animais, todavia, se conseguir o apoio necessário e dois funcionários, poderia retomar as ações solidárias.

Aminal tratado na Ong O Sol Nasce Para Todos. (Foto: Acervo Pessoal)

"Decidi fechar a ONG justamente pela falta de mão de obra, pela falta de voluntários e funcionários. No início eu tinha muitos voluntários que eram meus alunos, hoje 99% já saiu. Para algum aluno meu ir limpar lá tem que insistir muito, então não adianta só tirar os animais da rua e deixá-los sem cuidados, por isso, tomei essa decisão, mas se eu tiver ajuda e apoio e conseguir os dois funcionários eu continuo", disse Íthalo.

Íthalo Prado, fundador da Ong O Sol Nasce Para Todos. (Foto: Acervo Pessoal)

Íthalo destacou em entrevista que, durante os dois anos de atuação, nunca teve funcionário, ainda que tenha solicitado o apoio de empresários. Além disso, as pessoas que atuam voluntariamente não possuem compromisso com o projeto, "tem dia que estão na ONG, mas em alguns dias não vão, tem dias que vão 10% e tem dias que não vão nenhum, alguns dias fica sem limpar o local, porque não tenho tempo, aí algumas pessoas vão lá e ficam falando besteira, que está abandonado", acrescentou.

Animal tratado na Ong O Sol Nasce Para Todos. (Foto: Acervo Pessoal)

Algumas atividades na ONG vão continuar até o final de fevereiro, como a adoção dos animais que já estão no local, depois a área será entregue para a prefeitura. "O pessoal está usando esses termos [o fato de devolver a área para a prefeitura], para dizer que estou falando da prefeitura. Ao contrário disso, digo que a perfeitura ajuda sim, porque o local foi cedido por ela, também não pagamos energia e nem água", finalizou.

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SOLIDARIEDADE  |  09/05/2020 - 20h





SOLIDARIEDADE  |  04/05/2020 - 19h


SOLIDARIEDADE  |  04/05/2020 - 15h