POLÍTICA

Distrito de Caracol, em Trairão, se prepara para possível emancipação
Processo para tornar Caracol uma cidade ainda está em vigor, mas os terrenos para construção da prefeitura e câmara já estão reservados.




Distrito de Caracol, no Trairão.

Objeto de desejo de muitos populares que residem em Caracol, distrito de Trairão, a emancipação ainda está sob análise em uma Comissão que discute os temas referente a criação de novos municípios na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Essa comissão está a frente da responsabilidade de analisar não somente o pedido de Caracol, mas também de vários outros distritos, como por exemplo, os distritos de Miritituba e Moraes Almeida, em Itaituba.

A liderança distrital, que é a representação de Caracol no processo de emancipação, se figura na pessoa do Senhor Luís Carlos, presidente da Comissão, que foi procurado pela equipe do Giro para informar a respeito dos detalhes do processo que irá avaliar as condições para a possível criação, verificando detalhes como: existência de Rede de distribuição de energia elétrica; Escolas de Educação Infantil, Fundamental e Médio; Posto de Saúde; Estrutura de Segurança Pública; Sistema de telefonia pública, comercial e residencial.

Segundo seu Carlos, ainda não há nenhuma decisão sacramentada a respeito de tornar Caracol em cidade, essa indefinição vale também para todos os outros distritos que estão com o mesmo objetivo. O que limita a deliberação desses processos é um decreto da União que impede a criação de novos municípios, o que as comissões, tanto da Alepa quanto dos distritos, fazem é adiantar o serviço burocrático que embasa os processos de emancipação.

Seu Carlos ainda afirmou que o Distrito de Caracol tem todas as condições de alcançar a sua emancipação, esperando somente o governo federal liberar para os Estados a permissão dos processos de emancipação. Assim que isso acontecer, a população do município, ao qual o distrito faz parte, será consultada através de plebiscito e em seguida é definido o desmembramento ou não do distrito.

Certo é que já existe um loteamento reservado dentro de Caracol para a construção da prefeitura e também da Câmara Municipal. "Acreditamos que esse novo governo, que tem objetivo de fazer o país crescer venha atender essa nossa demanda ", conclui seu Luís.

Mora em Trairão? quer receber nossas notícias? clique AQUI e solicite entrar no grupo do portal Giro de sua cidade.

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM