DESTAQUES

Ibama destrói veículos e equipamentos em garimpos de Itaituba
Além dos danos materiais, garimpeiros afirmam que houve muita humilhação e pressão psicológica.



Na última terça-feira (3), servidores do Ibama realizaram uma operação em garimpos da região de Itaituba, principalmente no Prata e São Gabriel, próximos ao Crepurizão, onde causaram destruição de diversos veículos, equipamentos utilizados na garimpagem, barracos etc. Segundo informações, o prejuízo provocado foi enorme, devido ao alto custo dos equipamentos.

Região garimpeira.

Entre os bens destruídos estão 4 escavadeiras (PCs), 3 caminhonetes, 1 triciclo e 4 motos. "Esses são os relatos confirmados, não temos as imagens de todos, no são Gabriel foi tudo destruído e ficaram sem comunicação e sem transportes para saírem de lá, hoje que foram pra lá buscar esse pessoal." disse um garimpeiro

Além dos danos materiais, garimpeiros afirmam que houve muita humilhação e pressão psicológica. "Tá todo mundo com medo, com receio, eles fizeram fotos e pegaram nome de todos que estavam na hora." Afirmou. Outro garimpeiro disse, em áudio, que também foram efetuados tiros em direção à uma pessoa que tentou correr da abordagem.

barracos.

Wescley Tomaz, vereador de Itaituba e atuante na defesa do garimpeiro, disse ao Giro que está em Brasília, juntamente com os deputados Joaquim Passarinho e José Medeiros e senador Zequinha Marinho, para participar de uma audiência nesta quinta-feira (5) com o secretário de Minas e Energia para tratar da legalização de garimpos na região.

"O Bolsonaro disse pra mim que garimpeiro iria ser tratado como cidadão e que iria proibir a questão dessas queimadas, mas não é isso que está acontecendo. Depois de nossa reunião com o ministro vamos ter ideia do posicionamento que iremos tomar." afirmou Wescley

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM