POLÍTICA

Ventania causa prejuízos no Museu Aracy Paraguassú, em Itaituba
Peças originais e réplicas históricas foram quebradas, deixando prejuízo imensurável; Estrutura antiga do local contribuiu para o estrago.




Regina, administradora do museu.

Na tarde de terça-feira (3), a população de Itaituba sofreu sérios prejuízos por causa de uma ventania que tomou conta da cidade. Surgiram relatos de que telhas foram arrancadas, vidros de portas e janelas quebrados, árvores derrubadas e também falta de energia elétrica e internet.

Segundo informações apuradas pelo Giro, um dos estabelecimentos que foi muito afetado com as ações da ventania foi o Museu Aracy Paraguassú, administrado pela historiadora Regina, que tem lutado pela permanência do estabelecimento na cidade por sua grande importância em expor a história da cidade através de artefatos históricos que retratam a cultura do povo itaitubense.

Museu Aracy Paraguassú, em Itaituba.

Para Damião Cavalcante, presidente da Associação dos Amigos do Museu Aracy Paraguassú (AMMAP), os danos ao museu teriam sido provocados, principalmente, devido a estrutura antiga do prédio, a falta de manutenção. Foram derrubadas várias prateleiras, que acabaram quebrando uma estrutura de vidro e algumas peças originais e réplicas, além de vasos feitos com cerâmicas tapajoaras.

Prateleira derrubada pela ventania.

"Felizmente não afetou as demais estantes da área de exposição", afirmou Damião.

Ainda de acordo com Damião, será realizado um relatório sobre os estragos e encaminhado para a Diretoria de Cultura do Município e ao gestor municipal, Valmir Climaco, buscando a recuperação da estrutura do Museu. Além disso, a associação cobra e espera do prefeito a entrega do Paço Municipal onde funcionaria o Museu, após a construção do Centro administrativo.

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM