SAÚDE

Sesma confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no Pará
Paciente teve contato com o caso confirmado de Covid-19 de São Paulo.



A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que na manhã desta sexta-feira, 28, o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, durante monitoramento de indivíduo que esteve em contato com o caso confirmado de Covid-19 de São Paulo, identificou que o paciente apresenta sintomas clínicos de garganta irritada, indisposição, dor articular e tosse.

Portanto, tendo critérios clínico-epidemiológicos, conforme definido nos protocolos do Ministério da Saúde, para investigação do Covid-19.

Trata-se de indivíduo do sexo masculino, de 55 anos, morador de Belém, vindo de área de transmissão sustentada de Covid-19. Será realizada a investigação epidemiológica e coleta de amostra de secreção nasofaringe para pesquisa de vírus respiratório para ser encaminhada para análise no Laboratório Central do Pará(Lacen-PA).

O paciente tem sintomas considerados leves e se encontra em isolamento domiciliar, com orientações de uso de máscara, etiqueta de tosse e higiene das mãos. Ele continuará a ser monitorado pela Vigilância Epidemiológica do Município de Belém até que saia o resultado dos exames ou finalize o período de quarentena de 14 dias.

A Sesma ressalta que esta ocorrência não tem ligação com o caso do indivíduo atendido ontem em um hospital particular.

Prevenção

Já a Sesma informou, nesta quinta, que, desde janeiro deste ano, a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Município (DVE) vem adotando ações preventivas para identificação e atendimento de casos suspeitos.

Ainda em nota, a secretaria municipal reforçou as medidas recomendadas pelo MS para diminuir riscos de transmissão de doenças infecciosas, como:
 
  • lavagem frequente das mãos;
  • uso correto de máscaras cirúrgicas;
  • uso do álcool em gel;
  • evitar tocar a boca, o nariz e os olhos;
  • e evitar aglomerações e ambientes fechados.
Fonte: Roma News




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM