SAÚDE

Sespa monitora caso suspeito de coronavírus em técnica de enfermagem, em Santarém
Jovem de 26 anos retornou há poucos dias da Itália e apresentou sintomas da doença.




Material sorológico de pacientes com suspeita do Covid-19 passa por análise laboratorial. (Foto: Tchélo Figueiredo/ Secom)

Uma técnica de enfermagem, de 26 anos, que atua em Santarém, oeste do Pará, está no isolamento desde que apresentou sintomas característicos de coronavírus. Ela esteve em viagem recente à Europa. Passou alguns dias em Roma, na Itália, e chegou a Santarém no dia 7 de março.

Após retornar da viagem, a técnica de enfermagem retomou suas atividades, mas o aparecimento de sintomas gripais e tosse, e o fato de ela ter estado há poucos dias na Europa, onde já foram confirmados dezenas de casos da doença, colocaram a saúde em alerta e a Vigilância Epidemiológica foi comunicada para adotar o protocolo de segurança.

Por medida de prevenção, ela foi encaminhada ao isolamento, está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica do Município e pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará, e já teve material coletado para exame do Laboratório Central (Lacen), em Belém. O resultado pode sair neste sábado (14).

Por meio de nota, a Sespa confirmou o caso suspeito em Santarém e que os exames estão em análise, e informou sobre a situação dos casos suspeitos no Pará. (veja nota abaixo)

"A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que até o momento, foram notificados 30 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 21 foram descartados e 09 permanecem em análise.

Dos descartados: 11 foram de influenza A H1N1, 09 foram negativos para o painel viral, e 01 foi de coronavírus HKU1.

Dos municípios com casos descartados: 14 em Belém, 01 em Marabá, 03 em Ananindeua, 01 em Capanema, 01 em Tailândia, 01 em Magalhães Barata.

A Sespa ressalta que não vai se pronunciar sobre casos suspeitos de Covid-19 de forma isolada. No entanto, sobre o caso suspeito em Santarém, que foi citado pela imprensa do Baixo Amazonas, a Sespa informa que foi considerado suspeito e os exames estão em análise.

A nota sobre Covid-19 continuará sendo divulgada diariamente pela Sespa com informações gerais sobre os números de casos suspeitos, descartados e confirmados".



Fonte: G1 Santarém




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM