CULTURA E ARTE

Companhia Teatral e Poetisa realizam performance no Museu Joanilha Santos, em Itaituba
Apresentação aconteceu no último dia 7 de Março; A Companhia deu vida ao poema da autora itaitubense Rosângela de Aguiar.




Cia. Teatro Oficina. (Foto: Divulgação)

No último dia 7 a Companhia Teatro Oficina, após ser convidada pela direção do museu, apresentou-se na sala de acolhimento Esmeralda Gaspar, nas dependências do Museu Joanilha Santos, durante o evento denominado "Por Elas e Pra Elas", em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. 

Museu Joanilha Santos, em Itaituba. (Foto: Acervo Pessoal)

Na oportunidade, Yuri Sousa e Ryana Gama deram vida em expressão corporal ao poema "Tua Grande Companheira", do livro "Retratos de Emoções" (Pág. 66), de autoria da poetisa da cidade Rosângela de Aguiar.

Integrantes da Cia. Teatro Oficina. (Foto: Acervo Pessoal)

A performance corporal teve base de ballet clássico e dança ministerial, estando na direção artística o ator e diretor teatral Sílvio Tapajós. No decorrer da apresentação, enquanto a poetisa recitava seu poema, o casal mostrava, através de dança, uma leitura da poesia, que ia da criação divina (homem/mulher) até ao desprezo e evolução da mulher; passando por momentos da história como o machismo/feminismo, inquisição, conquista do voto e, ao final, o equilíbrio e importância de ambos.

Yuri Sousa e Ryana Gama, artistas. (Foto: Acervo Pessoal)

Histórico

O Núcleo de Pesquisa e Criação Artística - TEATRO OFICINA surgiu em Maio de 2010, com a proposta de um teatro experimental. Fundado e dirigido por Sílvio Tapajós (Ator, Diretor Teatral e Preparador de Elenco), já realizaram oficina no município de Aveiro (2011) e apresentações de esquetes em grandes eventos na cidade,como Renovai (2012 e 2013) e direção artística no Projeto Vencendo a Morte (2015 à 2018).

Sílvio Tapajós e Rosângela de Aguiar. (Foto: Acervo Pessoal)

Em 2020 Rosângela de Aguiar passou a fazer parte do elenco como Conselheira e Membro Oficial. No momento a Companhia Teatro Oficina encontra-se ensaiando em dois projetos paralelos: A Via Sacra e A Família Addams (breve em cartaz).   

Assista a performance:
 
                                
Para entrar em contato com a companhia Teatro Oficina clique AQUI  e converse com Silvio Tapajós ou AQUI e fale pelo whatsapp com Rosângela Aguiar.

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CULTURA E ARTE  |  30/05/2020 - 10h





CULTURA E ARTE  |  12/12/2019 - 17h


CULTURA E ARTE  |  10/12/2019 - 14h