ECONOMIA

Em reunião com parlamentares prefeito Valmir Climaco discute situação econômica de Itaituba
Não sei se a solução vai ser fazermos cortes ou demissões ou ainda se vamos criar um imposto para aqueles portos de Miritituba, para tentar salvar as finanças do Município de Itaituba". Disse o gestor, em entrevista.


Reunião entre prefeito e parlamentares de Itaituba. (Foto: ASCOM/ PMI)

Nesta segunda-feira (23) ocorreu, no auditório da Secretaria de Educação, a convite do Executivo, uma reunião com os parlamentares da Câmara Municipal. A pauta principal foi para buscar juntos politicas em relação a economia do município, que poderá ser afetada em tempo de Coronavírus.

Diante de tal realidade, o prefeito, em entrevista, ressaltou que é necessária a busca por soluções com intuito de evitar o colapso na economia.

Reunião entre prefeito e parlamentares de Itaituba. (Foto: ASCOM/ PMI)

Veja a fala de Valmir Climaco na íntegra:
 

"Temos que procurar uma solução, eu ainda não sei qual é, mas reuni com a Câmara de Vereadores, e juntamente com o jurídico, estudarmos uma solução no sentido de quais medidas econômicas vamos tomar para o município de Itaituba não ser prejudicado, como por exemplo: Atrasar folha de pagamento; Deixar de pagar seus encargos ou ainda parar todas as obras.

Vamos aguardar uns dez (10) dias, para vermos o pode vir pela frente, só então vamos estudar uma maneira de lançar um pacote de economia para o município. Só tenho certeza de uma coisa, agora, não vamos medir esforços para fazermos mais investimentos na saúde. Já começamos a obra da Maternidade Municipal, vamos comprar mais equipamentos, também na data de hoje já chegou uma carreta de medicamentos, todos os cuidados emergenciais estamos tomando as providencias. Sei que todos os pais de famílias estão preocupados, afinal vivemos em um pais diferente dos países de primeiro mundo que tem uma economia forte, como Espanha, Estados Unidos, Itália, China, entre outros.

Por isso é que temos que tomar medidas o mais rápido possível,  para mantermos a máquina pública funcionando. Até o momento, não sabemos de que forma os  Governos Estadual e Federal, vão nos socorrer, a única certeza que temos até agora foi da  grande baixa que tivemos dos repasses público, que era entre setecentos (700.000,00) e oitocentos(800.000,00) mil reais, e que caiu consideravelmente. Hoje a Confederação dos Municípios já nos passou que a arrecadação do FPM desse mês que são dividas em três parcelas e essa última foi de apenas cento e quarenta e seis mil reais(146.000.00). Então estamos com um grande problema, pois pra administrar bem esse município, temos que ter dinheiro no cofre. Eu ainda não sei quem que vai pagar o pato. 

Não sei se a solução vai ser fazermos cortes ou demissões ou ainda se vamos criar um imposto para aqueles portos de Miritituba, para tentar salvar as finanças do Município de Itaituba". 

Reunião entre prefeito e parlamentares de Itaituba. (Foto: ASCOM/ PMI)

O Prefeito garantiu ainda que há preocupação por parte dos parlamentares quanto à situação econômica do município e agaredeceu o apoio recebido neste momento.

Reunião entre prefeito e parlamentares de Itaituba. (Foto: ASCOM/ PMI)

 

“A Câmara de Vereadores está preocupada com a situação e quero aqui agradecer o apoio que estão nos dando nesse momento em que todos têm que unir forças e a Câmara está muito sensível a toda essa situação, juntos vamos encontrar uma solução, mas também, vamos conversar com o Poder Judiciário e Ministério Público, para depois, caso venha acontecer algo que não tenha sido tão positivo, para depois não culparem só o executivo. Então agora, é aguardamos esses dez dias para vermos como as coisas vão se encaminhar e só então nos posicionarmos com as medidas que vamos ter que tomar", enfatizou o gestor.


Reunião entre prefeito e parlamentares de Itaituba. (Foto: ASCOM/ PMI)

Fonte: ASCOM/PMI




Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ECONOMIA  |   05/05/2021 09h48


ECONOMIA  |   04/05/2021 14h29

Belém - PA