SAÚDE

Em novo decreto, Prefeitura de Itaituba restabelece os horários do comércio local
Estabelecimentos voltam a funcionar normalmente com algumas recomendações; bares, restaurantes e academias continuam suspensos pelo decreto estadual.


Vista aérea de Itaituba.

O prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB), assinou no último sábado (04) novo decreto relacionado às ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município. O documento informa que os estabelecimentos comerciais passam a funcionar normalmente, sem restrição de horário, exceto as restrições imposta pelo Decreto Estadual nº 609/2020, que suspende o funcionamento das atividades de bares, restaurantes, shoppings, bem como as academias.

A normalização do comércio vem com algumas obrigações como a higienização periódica de bancos, pisos, corrimãos e demais áreas de uso comum com desinfetantes ou agua sanitária. Além disso, a empresa deve disponibilizar máscaras, álcool 70º, ou na sua falta, pias com água e sabão, para os colaboradores. As filas para atendimento devem obedecer a distancia de pelo menos 1,5m de uma pessoa para outra.

Dentre as suspensões, o texto proíbe pousos de aviões, no Aeroporto Municipal, oriundos de áreas endêmicas de outros estados, principalmente do Amazonas. A mesma proibição vale para transporte coletivo interestadual de passageiros, terrestre, marítimo e fluvial. As aulas das escolas da rede pública municipal de ensino também estão suspensas, estas até o dia 15 de abril de 2020.

A suspensão de autorização para eventos, reuniões ou quaisquer manifestações que tenham público maior ou igual a 100 pessoas também está mantida; Servidores que tenham 60 anos ou mais, que apresentem sintomas referentes à tosse seca, garganta inflamada ou que tenham doenças crônicas, ficam dispensados do serviço na Administração Municipal.

As medidas são validas por 15 dias, podendo sofrer alterações de acordo com a evolução epidemiológica da Covid-19 no Município.

Itaituba tem três casos confirmados do novo coronavírus e investiga outros cincos suspeitos, conforme boletim epidemiológico divulgado na manhã de domingo (05) pela Secretaria Municipal de Saúde.

No Pará, já são 102 casos confirmados e três óbitos confirmados, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO

Fonte: Portal Giro


Visualize o arquivo de texto:




Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   06/05/2021 14h45

Itaituba - PA
 

SAÚDE  |   06/05/2021 09h04

Itaituba - PA