DENÚNCIA

Morador alerta sobre aeronave vinda de Manaus que pousou em Itaituba sem passar por barreira sanitária
Denúncia anônima garante que avião de pequeno porte teria pousado em Itaituba na última segunda-feira (20) e passageiros não passaram pela barreira sanitária.




Aeroporto Municipal de Itaituba. (Foto: Reprodução)

Uma denúncia anônima feita ao Giro, por um itaitubense que reside em Manaus-AM, afirma que uma aeronave de pequeno porte vinda de Manaus-AM, pousou no Aeroporto Municipal da Cidade sem que os passageiros passassem pela verificação na Barreira Sanitária instalada no local.
 
Segundo as informações repassadas, a Aeronave saiu do AeroClub da capital amazonense com destino ao Aeroporto de Itaituba na última segunda-feira (20) e “não teve nenhuma fiscalização ao chegar na cidade”. A confirmação do fato teria sido feita por um dos viajantes.
 
Não se sabe ainda a quantidade de pessoas que desembarcaram no voo, porém, segundo o informante, uma pessoa que estava na aeronave está residindo no bairro da Liberdade. Ainda segundo a denúncia, “a pessoa pagou cerca de 800 reais pela viagem”.

O denunciante também relata que no bairro onde a pessoa [que veio para Itaituba] morava, em Manaus, já existem vários casos de pessoas infectadas pela Covid-19. Além disso, a capital amazonense está passando por um colapso na saúde, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus
 

“Estamos com medo, pois, apesar de morarmos em Manaus, temos muitos parentes que moram em Itaituba”, relata.

O Giro procurou o Secretário de Saúde de Itaituba, Adriano Coutinho, que desconheceu a informação e disse que todos os passageiros que chegam ao Aeroporto Municipal da cidade passam por verificação na barreira sanitária, seja aeronaves de pequeno ou médio porte.

Adriano relata que houve sim a chegada de passageiros ouriundos de Manaus, mas, que estes chegaram em Itaituba na quarta-feira (22), através de um voo da Azul Linhas Aéreas, que posou primeiramente em Santarém.

"Todos os passageiros passaram por inspeção sanitária no Aeroporto Maestro Wilson Fonsceca, em Santarém, incluindo os que tinham como destino final Itaituba. As fichas cadastral desses passageiros que vieram para o munícipio foram encaminhadas à Secretaria de Saúde de Itaituba, onde um equipe faz todo o acompanhamento, em relação ao isolamento e monitoramento." conta Adriano.

Covid-19 no Amazonas
 
De acordo com o último boletim divulgado nesta quinta-feira (23), o Amazonas tem 2.888 mil casos de Covid-19 e 234 mortes. O estado totaliza, também, 961 pacientes recuperados.  Só em Manaus, são 2.286 (79,2%) casos confirmados e 193 óbitos (82,5%).
 
Manaus entrou em colapso nos últimos dias, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus, no início desta semana, vídeos divulgados na internet mostram vários corpos sendo enterrados em uma vala comum na capital amazonense.  O Amazonas já opera com, pelo menos, 95% dos leitos para Covid-19 ocupados.

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM