SAÚDE

Com inauguração do Hospital Regional, Região do Tapajós entra na bandeira laranja, diz governo
O Governador Helder Barbalho, afirmou que os municípios desta Região passam a ter médio risco de contágio pela Covid-19 e média capacidade do sistema de saúde.




Helder Barbalho, Governador do Pará. (Foto: Richardson Vieira/Portal Giro)

Após inaugurar o Hospital Regional do Tapajós (HRT) Teófilo Olegário Furtado, em Itaituba, o governador Helder Barbalho (MDB) atualizou, ainda, na quinta-feira (9) a classificação de bandeiras no oeste do estado, elevando as regiões do Tapajós e Baixo Amazonas para a cor laranja (médio risco), onde os municípios são qualificados pelo governo com taxa de transmissão média e média capacidade do sistema de saúde

As regiões estavam desde o dia 15 de junho na cor vermelha, que representava um alto índice de transmissão. O método bandeiramento faz parte do Programa Retoma Pará.

Classificação das zonas.

Segundo o governador, a mudança acontece, pois, com o HRT em funcionamento, ocorrerá uma descentralização de atendimento no Hospital Regional e o Hospital de Campanha, em Santarém. Com a alteração de bandeira, atividades não essenciais, como shoppings centers, comércio de rua, igrejas e construção civil podem voltar a funcionar, com restrições.
 

"A realidade da região metropolitana de Belém é diferente, por exemplo, de localidades a mais de mil quilômetros de distância, como as regiões oeste ou sul do Pará", frisou.


Apesar da modificação, cabe as prefeituras decidir sobre a liberação para a retomada das atividades nos municípios. Foram elaborados 36 protocolos de retomada das atividades, para que elas ocorram de forma segura e gradual.

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM