SAÚDE

Itaituba aparece entre os municípios paraenses com classificação ‘ruim’ em transparência dos gastos relacionados à covid-19
Com apenas 8% no percentual de atendimento, Itaituba é apresentada como um dos piores na lista. Novo Progresso, Rurópolis e Trairão também receberam a classificação 'ruim', mas com melhores percentuais.




(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) divulgou nesta sexta-feira (24), o ranking acerca do monitoramento e da fiscalização dos Portais da Transparência Pública das prefeituras paraenses, que informam sobre as contratações, despesas e demais procedimentos administrativos relacionados ao enfrentamento da pandemia da covid-19.

Dos 144 municípios paraenses, 64 receberam a classificação “ruim” e cinco receberam a avaliação “péssima”, sobre a informações dos gastos públicos.

Nas classificações intermediárias de avaliação do TCMPA, um total de 33 municípios recebeu nota “bom” e 30 receberam conceito “regular”. Apenas 12 municípios receberam o conceito “ótimo”.

Itaituba foi avaliada com o segundo pior conceito, o "ruim", em uma avaliação do percentual de atendimento de apenas 8%. Novo Progresso, Rurópolis e Trairão também receberam conceito "Ruim, com 46%, 26% e 38% respectivamente. O município de Jacareacanga alcançou o conceito "Regular", recebendo avaliação de 54%.

O único município da região do Tapajós que recebeu um conceito considerado razoável, foi Aveiro, com conceito "Bom". Atingido 92% do percentual de atendimento.

A análise dos portais da transparência dos municípios do Pará ocorreu entre 22 de junho e 10 de julho deste ano.

Entre pontos essenciais avaliados, foi observado se a prefeitura possui site próprio ou, temporariamente, link ou banner sobre o tema Covid-19, além da facilidade de acesso, a publicação das licitações para as compras efetuadas com base na Lei nº 13.979/2020 e espaço no site para pedido de informação à prefeitura por qualquer cidadão.

(Lista completa, clique aqui)

Fonte: Portal Giro, com informações Roma News


Visualize o arquivo de texto:






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM