REGIONAL

​TRE aprova plebiscito para decidir sobre a criação do município de Moraes Almeida
Se desmembrada de Itaituba, região terá pouco mais de 12 mil² e se tornará o 145º município do Pará.




(Foto: Reprodução)

Neste ano de 2020, mais precisamente no dia 15 de novembro, data prevista para ocorrer as eleições municipais, a população de Itaituba deverá ser consultada em um plebiscito sobre o projeto de emancipação do Distrito de Moraes Almeida que, se for criado, será o 145º município do estado do Pará. O plebiscito para a criação da nova cidade foi aprovado no último dia 13 de agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral Pará (TRE).

Caso seja aceita a criação do novo Município, ainda será necessário aprovação da Lei que regulamenta a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios que atualmente está na Câmara dos Deputados Federais, PEC 137/15, pronta para ir a plenário.

A atual legislação prevê consulta plebiscitária em todo o município, assim todos eleitores de Itaituba terão o direito de votar.

A área que contempla a região de Moraes Almeida é pouco mais de 12 mil², onde fará fronteira com municípios de Itaituba e Novo Progresso, através de rios, e na Rodovia Transgarimpeira com Itaituba e com Altamira. Segundo o levantamento populacional, realizado em 2018, na área existem mais de 10 mil habitantes, pouco mais do que o município 

 
Moraes Almeida, que fica distante 300 km da sede de Itaituba, é um dos distritos mais ricos da região. Em sua área, há duas grandes mineradoras (Serabi e Brazauro) e duas concessões florestais, que proporcionam a extração legal de madeira para 12 serrarias trabalharem dia e noite, exportando mensalmente milhares de metros cúbicos de madeira beneficiada.

No local, o comércio é forte, atende a região garimpeira e a agropecuária daquele trecho. Conta, ainda, com duas escolas, sendo uma com 1.200 alunos e outra com 400 alunos de ensino fundamental, e a noite funciona o ensino médio com mais de 300 alunos, além dos cursos superiores periódicos.
 
Fonte: Portal Giro, com informações do movimento Tapajós é Meu Estado



Visualize o arquivo de texto:




Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REGIONAL  |   08/01/2021 19h10





REGIONAL  |   08/01/2021 09h45


REGIONAL  |   06/01/2021 16h59