CULTURA E ARTE

Secult lança Mapa Cultural e abre cadastro para primeira fase do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc
Inscrições vão até o dia 10 de outubro e podem ser feitas pela internet, por meio da plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado. Saiba mais!


Ações do Estado garantirão renda emergencial para trabalhadores da Cultura. (Foto: SECULT))

Com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid‐19, na terça-feira (1°), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou a plataforma online Mapa Cultural do Pará, uma ferramenta que vai auxiliar o Estado no cadastramento e distribuição dos recursos previstos na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. A plataforma online também auxiliará no acesso a editais e ações de fomento ao setor.

A Lei Aldir Blanc, como é mais conhecida, prevê auxílio financeiro ao setor cultural e foi regulamentada pelo Presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. 

​De acordo com a secretária de Estado de Cultura do Pará, neste primeiro momento, o Mapa funcionará como plataforma de cadastro de trabalhadores da cultura que estão pleiteando o auxílio emergencial disponibilizado por meio da Lei Aldir.

O Estado vai operar o inciso I da Lei, ou seja, o auxílio será apenas para pessoas físicas, garantindo renda emergencial mensal aos profissionais da cultura, com parcelas de R$ 600,00 retroativos ao mês de junho. Este benefício é válido para todos os municípios do Pará.

O cadastro para os interessados em receber os benefícios fica aberto até o dia 10 de outubro, por meio da plataforma Mapas Culturais, que pode ser acessada no site oficial da plataforma (clique aqui). Lá é possível encontrar uma cartilha com informações detalhadas sobre a Lei, a composição do Comitê Estadual de Emergência Cultural, além do link para o cadastro de trabalhadores.

Fonte: Portal Giro



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CULTURA E ARTE  |   04/12/2021 15h44





CULTURA E ARTE  |   26/11/2021 14h09

Santarém - PA
 

CULTURA E ARTE  |   26/11/2021 12h20

Itaituba - PA