DENÚNCIA

Com tumulto, poucas senhas e mau atendimento, tirar identidade exige paciência em Itaituba
Há relatos de pessoas que madrugam na fila e não conseguem atendimento pela manhã. Órgão emissor diz que todo o Estado está tendo dificuldade em emitir a nova carteira de identificação.




Fila de pessoas esperando para atendimentos no setor de identificação. (Foto: Rubson Vieria/Portal Giro)

Para ter acesso aos serviços do Posto de Identificação de Itaituba, não basta que o cidadão tenha cópias de documentos e dinheiro para pagar as taxas, é preciso ter paciência e tempo à bessa. A fila em frente ao órgão emissor, localizado entre a 2ª e 3ª rua do bairro Liberdade, começa cedo, ainda por volta da 00h, mas o fato de madrugar em frente ao endereço não é garantia de atendimento.

Paulo Ricardo relata que da senha numero 5 pulou para a 11 e, ao chegar sua vez, as fichas acabaram, e ele não pode ser atendido, "estou sendo impedido de viajar, pois preciso da carteira de identidade". Já o senhor Evandro Menezes, adentrou à fila às 3h da manhã, e disse que pela sua contagem, ele deveria receber a senha número 23, mas entregaram a ele a ficha de número 40, a última do dia. Além disso, Evandro relatou ter recebido uma ficha igual a de outra usuária.

 Há relatos de pessoas que madrugam na fila para conseguir atendimento. (Foto: Rubson Vieria/Portal Giro)

Há relatos também de pessoas que deixaram os filhos na casa de vizinhos, para tentar buscar uma senha no posto de identificação, como é o caso de Ingrid Naiana, que chegou 00h desta terça-feira (15) para tentar tirar seu Registro Geral. "(eu) sendo mãe de três filhos, tive que deixá-los com vizinhos para poder conseguir atendimento, pois eu preciso dessa identidade. Na hora de entregar as fichas, o rapaz não soube entregar, entregou de qualquer jeito com uma arrogância. Eu peguei a ficha onze, sendo que na minha contagem eu era a cinco. Ele é muito ignorante", finaliza.

Leozane Alves Barreto, diz que já teve prejuízo com dinheiro gasto no seu deslocamento todos os dias, na tentativa de tirar sua carteira de identidade. Ela afirma também que o atendimento no local tem deixado os usuários insatisfeitos.

São distribuídas 40 senhas de segunda a quinta-feira, fora as prioritárias. (Foto: Rubson Vieira/ Portal Giro) 

Contraponto 

O Giro solicitou respostas sobre as reclamações, e a direção do órgão emissor, informou que por conta das novas diretrizes para emitir a nova carteira de identidade, todo o Estado está tendo dificuldades nas emissões. Em relação as denúncias de má distribuição das senhas, o órgão limitou-se a dizer que são 40 fichas distribuídas por ordem de chegada e 10 são prioridades.

Além disso, de acordo com o órgão, apesar das dificuldades enfrentadas no Posto de Identificação de Itaituba, o município tem emitido mais carteiras do que Santarém, cidade com mais de 300 mil habitantes.

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



DENÚNCIA  |  18/09/2020 - 11h





DENÚNCIA  |  12/09/2020 - 10h