INCLUSÃO SOCIAL

Detran de Itaituba realiza junta médica para pessoas com limitações físicas obterem CNH
O exame é necessário para que o médico avalie se o tipo de deficiência permite a condução de um veículo e em quais condições.




(Foto: Alécio Freitas/Portal Giro)

Com a realização de um procedimento similar ao de rotina, Pessoas com Deficiência (PcD) também podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para isso, nesta terça-feira (22), o Detran de Itaituba realizou uma palestra sobre a primeira junta médica para candidatos que tenha deficiência na realização de processos de habilitação.

O Gerente Regional do Departamento de Trânsito, Vanderlândio Sena, ressalta a importância das pessoas com essas necessidades, se regularizarem e, informou, que os candidatos com alguma deficiência seja ela por meio de um acidente de trânsito ou até mesmo uma doença, que almejam fazer a emissão de sua CNH ou que pretendem fazer a renovação desse documento, devem procurar o prédio do Detran Itaituba.

Palestra realizada na terça-feira (22). (Foto: Divulgação)

Para dar início aos procedimentos, é necessária a apresentação do RG e CPF (original e cópia), comprovante de residência e foto 3x4. O interessado terá ainda que se matricular em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado e que tenha veículos adaptados para pessoas com deficiência e instrutores treinados especificamente para esse público. Em seguida, o candidato realizará o exame teórico e prático no Detran.

A CNH do portador de necessidade especial vem com uma observação na parte de trás do documento. Os motoristas também contam com isenção de impostos na compra de um novo carro, desde que façam o exame médico e se dirijam à Delegacia da Receita Federal para solicitar o benefício.

Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM