NOTÍCIAS

Bispo emérito da Prelazia de Itaituba, Dom Capistrano Heim, morre aos 86 anos
A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (24); Bispo esteve à frente da Prelazia de Itaituba por 22 anos.




Dom Capistran Heim, morreu aos 86 anos. (Foto: Reprodução)

O Bispo emérito da Prelazia de Itaituba, Dom Capistrano Heim morreu nesta quinta-feira (24) aos 86 anos. A informação foi confirmada pela pela página oficial Franciscanos da Providência do Santo Nome. Ele ficou à frente da comunidade católica itaitubense por 22 anos, de 1998 a 2011.
 


Dom Capistrano passou seus últimos anos de vida nos Estados Unidos da América (USA), onde veio a falecer na cidade de Albany, capital do estado norte-americano de Nova Iorque. A causa da morte ainda não foi revelada.

História

Nascido em 21 de janeiro de 1963, ele fez votos na Ordem dos Frades Menores (OFM) e foi ordenado sacerdote dia 22 de agosto de 1965. Estudou Filosofia na St. Bonaventure University, Nova York / USA. Seus estudos teológicos foram feitos no Holy Name College, Washington, DC / USA e no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, RJ. Fez especializações em Liturgia no Instituto Nacional de Pastoral Litúrgica e Fundamentos Bíblicos no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém.

Como sacerdote foi diretor espiritual dos Movimentos de Cursilho de Cristandade e Encontro Conjugal; diretor da Rádio São Francisco de Anápolis, GO; pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Catalão, GO, e da Paróquia Nossa Senhora D'Abadia de Quirinópolis, GO. Também foi vice custódio dos Frades Franciscanos de Goiás.

Foi nomeado bispo da Prelazia de Itaituba pelo Papa João Paulo II no dia 6 de julho de 1988. Sua ordenação episcopal aconteceu dia 17 de setembro de 1988. Tomou posse como primeiro bispo da Prelazia de Itaituba dia 2 de outubro de 1988. Sua renúncia por idade foi aceita pelo Papa Bento XVI em 8 de dezembro de 2010. 

Fonte: Portal Giro

***Matéria em atualização




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM