POLÍTICA

Valmir Climaco diz ser "incabível" pedido do MPE de impugnar sua candidatura à Prefeitura de Itaituba
"Eles falam que eu tô inelegível, mas não provam", afirma o prefeito durante entrevista, na manhã desta quinta-feira (01).


Valmir Climaco em entrevista para TV Tapajoara (Foto: Reprodução)

Após pedido de Ação de Impugnação do Registro de Candidatura (AIRC), por parte do Ministério Público Eleitoral - MPE, contra o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco. O candidato concedeu uma entrevista, na manhã desta quinta-feira (01), à uma emissora de TV Local para defender-se do que ele chama de  "denúncia incabível".
 
"Eles falam que eu tô inelegível, mas não provam. Desde o começo da pré-campanha, nossos advogados, eu particularmente, o grupo político que me acompanha, sabe da grande guerra jurídica que vai ter nessa campanha", afirma Valmir, que tenta a reeleição.

O candidato, argumentou ainda, sobre possíveis ações por conta da sentença condenatória que teve na Justiça Federal. “Se eu tivesse sido julgado, condenado e cumprido a pena talvez não poderia ser candidato, mas eu não fui julgado, houve a prescrição antes da condenação, por isso não há impedimento”, afirma.

Conforme o pedido a AIRC, protocolada pelo promotor Alan Johnnes Lira Feitosa, na 34ª Zona Eleitoral, Valmir Climaco não realizou processos licitatórios para despesas realizadas no valor de R$ 9.000.430,50 (Nove Milhões quatrocentos e trinta reais e cinquenta centavos) e efetuou pagamento de diárias, sem amparo legal, no valor de R$ 8.674,48. Além disso, o prefeito teve suas contas relativas ao exercício de 2011 julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará no ano de 2019.

Diante dos fatos, o promotor destaca que o candidato cometeu faltas graves e que, em tese, configuram ato doloso de improbidade administrativa. Apesar disso, deixou em aberto para que o prefeito possa apresentar sua defesa contra o pedido de impugnação que será analisado pelo Juiz Eleitoral Jacob Arnaldo Campos Farache.

Fonte: Portal Giro, com informações da TV Tapajoara.

Receba as noticias do portal Giro no whatsapp, clique AQUI.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   05/05/2021 17h55

Itaituba - PA
 

POLÍTICA  |   30/04/2021 18h24


POLÍTICA  |   26/04/2021 19h30