ECONOMIA

Saiba como usar o Pix para receber e pagar em segundos
Método de transferência de dinheiro, lançado pelo Banco Central, permite enviar e receber valores em tempo real pelo celular e, a partir do ano que vem, até saque em lojas e supermercados.




Foto: Reprodução

Depois de mais de um ano de espera, o PIX é realidade. A ferramenta está em pleno funcionamento desde o início desta semana. O novo meio de pagamento eletrônico foi liberado para os brasileiros, com a promessa de mudar completamente a forma das movimentações financeiras no país,  e pode ser usada para realizar transferências pelo aplicativo para celular Android ou iPhone (iOS).

O novo sistema de pagamentos do Banco Central permite enviar e receber dinheiro de forma instantânea por meio de chaves como CPF, telefone ou e-mail vinculados à sua conta. As transações são gratuitas para pessoa física e realizadas em tempo real, independente da instituição financeira, do dia ou horário. O sistema é uma alternativa aos tradicionais TED e DOC e funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

No tutorial a seguir, confira como utilizar o Pix no Banco do Brasil para receber e enviar dinheiro pela sua conta no aplicativo para celular. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com o iOS 14, mas as dicas também valem para usuários de celulares com o sistema do Google.

Como cadastrar chaves Pix


Passo 1. Acesse o menu principal do Pix no app do BB e toque em "Cadastrar chave". Em seguida, selecione o tipo de chave desejada e pressione "Avançar";

Como cadastrar Pix: é preciso criar chave Pix no BB com CPF, e-mail, celular ou chave aleatória. (Foto: Reprodução/Helito Beggiora)

Passo 2. Caso possua conta-corrente e poupança, selecione a conta desejada e avance novamente. Por fim, basta digitar o código de confirmação recebido por e-mail ou SMS. Vale lembrar que, caso a chave já esteja cadastrada em outra instituição bancária, será necessário confirmar a portabilidade no app do banco em que a chave pertence atualmente.

Cadastrando uma chave Pix no Banco do Brasil. (Foto: Reprodução/Helito Beggiora)

Como fazer transferência pelo Pix

Passo 1. Abra o app do BB e toque em "Pix". Em seguida, selecione se você quer ler o QR Code com os dados do pagamento ou usar uma chave para transferência em "Pagar com Pix";

Acesse o menu de opções do Pix no BB para pagar ou transferir com Pix. (Foto: Reprodução/Helito Beggiora)

Passo 2. Agora, escolha o tipo de chave. Feito isso, digite o número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatório e toque em "Avançar". Na sequência, digite o valor e selecione a data do pagamento. Caso queira, insira uma descrição e toque em "Avançar";

Selecione o tipo de chave e entre com os dados para pagar com Pix. (Foto: Reprodução/Helito Beggiora)

Passo 3. Confira os dados da pessoa que irá receber o pagamento e entre com a sua senha de seis dígitos. Por fim, toque em "Confirmar".

Realizando transferência com o Pix no BB. (Foto: Reprodução/Helito Beggiora)

Como cobrar com o Pix

Passo 1. No menu principal do Pix no BB, toque em "Cobrar com QR Code". Em seguida, caso possua mais de uma chave cadastrada, selecione a desejada em "Receber na Conta Corrente". Caso queira, digite o valor e informe o nome da cobrança. Feito isso, toque em "Avançar";

Pix já está valendo: veja como receber dinheiro com o Pix no BB por QR Code. (Foto: Reprodução/Helito Beggiora)

Passo 2. O QR Code para cobrança será exibido na tela do seu celular. A outra pessoa poderá escaneá-lo para realizar o pagamento em tempo real. Você também pode copiar a chave de pagamento ou compartilhar o QR Code pressionando os botões indicados.

Recebendo dinheiro com o Pix no BB. (Foto: Reprodução/Helito Beggiora)

Pronto! Aproveite as dicas de como usar o Pix para receber e enviar dinheiro pela sua conta do Banco do Brasil, dicas valem para demais instituições fincanaceira, com cadastro no PIX.

Fonte: TechTudo




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM