EDUCAÇÃO

Jovem de Itaituba alcança a maior nota do Oeste do Pará em matemática no Enem 2019
O jovem conta como foi sua preparação e dá dicas de como aumentar a média no ENEM.




Luis Guilherme Nogueira Torres, de 17 anos.

O Enem é um dos vestibulares mais concorridos no Brasil pelo fato de permitir o ingresso de pessoas no ensino superior nas mais diversas universidades e faculdades do país. Desse modo, o jovem Luis Guilherme Nogueira Torres, de 17 anos, natural de Minas Gerais, que visa formar-se em Engenharia Aeroespacial e trabalhar na Nasa ou SpaceX, dedicou horas de estudos para alcançar uma ótima média no exame. Em vista disso, na última edição do Enem, o jovem alcançou a maior nota do Oeste do Pará na disciplina de Matemática e suas tecnologias.

Luis Guilherme, que foi criado no Rio de Janeiro, afirmou ao Giro que é filho de pais aviadores, sua mãe é carioca e o pai pernambucano, mas atualmente residem em Itaituba. O jovem cursou o ensino fundamental em St. George (RJ) e o 9° ano e 1° ano (ensino médio) foram cursados no colégio Americano, no Espírito Santo, e os dois últimos anos foram concluídos no Centro Educacional Anchieta, em Itaituba.
 

"Desde pequeno eu sempre tive afinidade com matemática, para mim os números são mais fáceis que as letras, por isso sempre almejei algum trabalho relacionado à ciência e, devido a profissão dos meu familiares (quase todos pilotos), fui induzido à aviação e ao espaço. Atualmente pretendo ser um engenheiro aeroespacial e realizar pós-graduação no exterior, talvez trabalhar na NASA ou SpaceX", disse.


Guilherme destacou a diferença encontrada quando ingressou na escola Anchieta, ressaltando a adaptação dos alunos e a competição existente entre os melhores, a exemplo disso citou "a carga horária do terceiro ano", esta que mal lhe deixava tempo sobrando para descansar e estudar em casa.

Apesar do pouco tempo que a escola lhe deixava, nos horários livres ele conta que passou a focar os estudos no que mais gostava (matemática, física, química e inglês) e afirmou que assim conseguiu garantir quase todas as questões de Matemática, inclusive as que considerava difíceis, deixando Linguagens e Natureza um pouco de lado, e isso lhe garantiu a maior média do Oeste do Pará na disciplina. Dessa forma, Guilherme alcançou a pontuação de 908.0 em Matemática e suas tecnologias,  960 em Redação e ficou com a média geral de 827,27.

Com a média conquistada, segundo Cristiane, mãe de Guilherme, o jovem conseguiu bolsa de estudos em várias instituições, entre elas, a Faculdade Federal do Rio de Janeiro, para o curso de Engenharia Nuclear, em 2º lugar. Além disso, passou em Medicina e Engenharia naval, mas o resultado que aguarda ansiosamente é da UNB e estará saindo de Itaituba no dia 15 de fevereiro para fazer o curso de ingresso do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA).
 

 "Somos muito gratos à cidade de Itaituba e às pessoas que nos acolheram", destacou Cristiane.


Dica de Guilherme para alcançar uma ótima média no Enem:
 

"Muitos pensam que devem usar o tempo livre para estudar matérias pendentes ou as que possuem pior desempenho, eu particularmente acho isso perda de tempo, porque é mais fácil aprender algo que dê prazer por deixar mais fácil de garantir questões no Enem. Então, posso afirmar que compensa mais acertar 5 questões difíceis em matemática, que vão lhe garantir mais 100 pontos, do que tentar estudar uma matéria em que possui dificuldade para no fim acertar entre 2 a 7 questões médias que vão te dar uns 80 pontos (isso é só uma estimativa)", finalizou.


Fonte: Portal Giro




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM