MEIO AMBIENTE

Trairão e Jacareacanga entram na lista de municípios com prioridade para controle do desmatamento
A medida foi publicada na segunda-feira (11) no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Ricardo Salles. Rurópolis e Medicilândia também passam a integrar a lista.




Desmatamento em municípios paraenses. (Foto: Divulgação)

Com alta em desmatamento, Ministério do Meio Ambiente colocou os munícipios de Jacareacanga, Medicilândia, Rurópolis e Trairão, na lista das regiões onde serão feitas ações prioritárias para prevenção, monitoramento e controle do desmatamento da Amazônia. A lista foi atualizado na Portaria Nº 9, publicada na última segunda-feira (11).

As listas são atualizadas periodicamente com a entrada ou regresso de municípios do Bioma Amazônia como prioritários para prevenção, monitoramento e controle do desmatamento, além de identificar locais com desmatamento monitorado e sob controle

Listas de controle

Para ser prioridade nas ações contra o desmatamento, os municípios precisam ter área total de floresta desmatada igual ou superior a 80 km², em 2019 ; igual ou superior 160 km², nos últimos três anos ; ou aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos.

Já para ser identificado como municípios com desmatamento monitorado e sob controle é preciso que o município possua 80% de seu território com imóveis rurais monitorados por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e manter desmatamento inferior a 40 km² nos últimos quatro anos.

Fonte: G1 Pará


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MEIO AMBIENTE  |   26/12/2020 09h37





MEIO AMBIENTE  |   25/12/2020 12h20


MEIO AMBIENTE  |   24/12/2020 15h29