CULTURA E ARTE

Academia Itaitubense de Letras retoma as atividades com novos integrantes
Os novos integrantes foram apresentados durante reunião realizada no último sábado (27) que discutiu a transformação da unidade em Fundação Pública.


Reunião da Academia Itaitubense de Letras (AIL). (Foto: Silvio Tapajós)

A Academia Itaitubense de Letras (AIL) existe desde 2004, estando associada como projeto ao curso de Licenciatura Plena em Letras, da Faculdade de Itaituba. Após sete anos de inatividade foi reativada, no último sábado (27), durante reunião com os antigos integrantes, denominados "imortais", que estão na Academia desde a sua criação, e os novos integrantes, denominados "aspirantes".

A reunião aconteceu na residência da Dra. Djalmira, esta que é uma imortal da AIL, para discutir a reativação da academia, com o intuito de transformá-la em uma fundação pública, desvinculando-a da Faculdade de Itaituba, passando a ser integrada à Secretaria de Cultura de Itaituba, através de associação com a Prefeitura Municipal de Itaituba (PMI).

Reunião da Academia Itaitubense de Letras (AIL). (Foto: Silvio Tapajós)

A intenção principal é transformar um projeto em algo real, que poderá promover a cultura literária dentro do município, visto que muitos autores itaitubenses ainda não possuem um vínculo com uma entidade para desenvolver e divulgar suas publicações, sua arte. E, por meio da AIL, haverá parceria para a publicação de obras dos integrantes, disseminando assim a cultura de Itaituba através das letras.

Reunião da Academia Itaitubense de Letras (AIL). (Foto: Silvio Tapajós)

Desse modo, a Academia Itaitubense de Letras (AIL) destina-se a congregar cidadãos das áreas de letras, nascidos e/ ou residentes no Município de Itaituba ou fora dele, com a finalidade de fomentar e propagar a Língua Portuguesa e a Literatura Brasileira, por tempo indeterminado, e funcionará de acordo com as normas a serem estabelecidas em seu Estatuto e Regimento Interno.

Fonte: Portal Giro 



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CULTURA E ARTE  |   04/12/2021 15h44





CULTURA E ARTE  |   26/11/2021 14h09

Santarém - PA
 

CULTURA E ARTE  |   26/11/2021 12h20

Itaituba - PA