SAÚDE

​“Segunda-feira o pau vai comer para quem não obedecer (o decreto)” afirma Valmir Climaco
Prefeito de Itaituba afirma ainda, em áudio divulgado nas redes sociais, que o sistema de saúde da cidade “chegou no fundo do poço” e, fará fiscalização pessoalmente junto com a PM.


Foto: Reprodução

Após o município de Itaituba registra 15 mortes por covid-19 nos primeiros 12 dias de março, chegando a marca de 191 óbitos desde o início da pandemia, o prefeito Valmir Climaco, do MDB, voltou a usar as redes sociais para pedir a população Itaitubense que respeitem as medidas decretas pelo Governo do Estado. Segundo o gesto municipal, o sistema de saúde da cidade “chegou no fundo do poço”.

Itaituba registrou, até esta sexta-feira (12), 8.724 casos confirmados de covid-19. O índice de letalidade da doença no município subiu para 2,2%. Os dados são Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). no momento existem 43 pessoas internadas no Hospital Regional do Tapajós (HRT), sendo que 19 estão entubados. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são 14 pessoas internadas.

Segundo Valmir, o índice de pacientes hospitalizados está em constante crescente desde de janeiro, e isso tem preocupado o setor de saúde pública do município. “É brincadeira o que tá havendo”, relata o prefeito sobre a insistência da sociedade em querer fazer aglomeração em meio ao casos na saúde. Ele acrescenta ainda, que o quantitativo de óbitos por covid-19 em Itaituba está se igualando ao total das vítimas do desastre em Brumadinho, em 2019. O Rompimento de barragem em Brumadinho, em MG, deixou 270 pessoas mortas.

Em outro trecho do áudio, o gestor fala sobre as medidas que tomará para que as pessoas sigam as medidas impostas pelo Estado. Segundo Valmir, seus telefones celulares estarão ligados durante toda as noites e qualquer pessoa que tiver uma reclamação a respeito de uma aglomeração ou de festinhas é só ligar para ele, que o mesmo fará a fiscalização pessoalmente junto com a PM.

Ele afirmou também que a partir de segunda-feira (15), “o pau vai comer para quem não obedecer (o decreto)”. De acordo com o gestor, cerca de 50 policias estarão nas ruas para ver se há pessoas andando sem o equipamento de proteção facial, a máscara. Quem estiver sem o  uso desse equipamento, será conduzido para a 19ª seccional de Polícia Civil, informou o Prefeito.

Fonte: Portal Giro


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   06/05/2021 14h45

Itaituba - PA
 

SAÚDE  |   06/05/2021 09h04

Itaituba - PA