POLÍTICA

Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica deixam o cargo após queda de ministro da Defesa
Saída dos chefes das três forças ao mesmo tempo é inédita no país e vem como reação à demissão do general Fernando Azevedo ocorrida na segunda.


Comandantes do Exército, Edson Pujol; da Marinha, Ilques Barbosa e da Aeronáutica, Antônio Carlos Moretti Bermudez;— (Foto: Reprodução)

Os comandantes das três Forças Armadas do Brasil, Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) serão substituídos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa, nesta terça-feira (30), que publicou uma nota. 

Segundo a nota da Pasta, a decisão foi comunicada durante uma reunião dos então comandantes com Braga Netto e Fernando Azevedo.

O anúncio acontece um dia após Fernando Azevedo e Silva ter deixado o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi nomeado o general da reserva Walter Souza Braga Netto, que antes comandava a Casa Civil.

A possível renúncia dos comandantes já havia sido especulada no início da manhã, segundo informações da Folha de S. Paulo e do colunista do G1, Gerson Camarotti.

Em sua carta de demissão, Azevedo ressaltou que buscou preservar as Forças Armadas como instrumentos de estado, não como força de apoio ao governo. 

Bolsonaro defendeu, na semana passada, que o Exército o apoie em medidas de exceção contra estados que decretem lockdown, para conter a Covid-19.  

Esta é a primeira vez, desde 1985, que os comandantes das três Forças Armadas deixam o cargo ao mesmo tempo, sem ser em troca de governo.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

Ministério da Defesa

Centro de Comunicação Social da Defesa

Nota oficial

Brasília, DF

Em 30 de março de 2021

O Ministério da Defesa (MD) informa que os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica serão substituídos.

A decisão foi comunicada em reunião realizada nesta terça-feira (30), com presença do Ministro da Defesa nomeado, Braga Netto, do ex-ministro, Fernando Azevedo, e dos Comandantes das Forças.


Fonte: Folha de SP


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   05/05/2021 17h55

Itaituba - PA
 

POLÍTICA  |   30/04/2021 18h24


POLÍTICA  |   26/04/2021 19h30