CULTURA E ARTE

Secult prorroga prazos de inscrição e execução de projetos do Edital Arte Livre
Oportunidade é voltada exclusivamente para profissionais da cultura selecionados pela Lei Aldir Blanc.


(Foto: Reprodução)

Artistas selecionados nos editais da Lei Aldir Blanc agora têm até o dia 31 de agosto próximo para a inscrição no Edital Arte Livre - Apoio à produção artística, que oferece 42 espaços da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para apresentações. O período de execução também foi alterado, e prossegue até 30 de outubro.

Lançado no último dia 3 de março, o "Arte Livre" é uma iniciativa inédita do Governo do Pará que busca garantir oportunidade, de forma ampla e em igualdade de condições, para execução de projetos beneficiados com os recursos da Lei. O edital prevê a seleção de mais de mil pautas culturais, entre exposições fotográficas, apresentações musicais, mostras, saraus, contação de histórias, oficinas de cultura alimentar, de teatro, dança, artes virtuais, feiras e várias outras expressões artísticas.

Os aprovados poderão executar os projetos em espaços públicos, como a Casa das Onze Janelas, Estação Cultural de Icoaraci, Espaço São José Liberto, Teatro Waldemar Henrique e Casa da Linguagem, além de 16 centros de reeducação e recuperação prisionais e do Memorial da Cabanagem, que nunca teve seu gramado ocupado para manifestações culturais como as previstas no edital.

Até o momento, cerca de 200 projetos foram inscritos. Para o diretor de Cultura da Secult, Júnior Soares, essa é uma grande oportunidade para "as fazedoras e fazedores de cultura exporem seus trabalhos". "Temos recebido uma demanda bem expressiva para os espaços, sobretudo para o Teatro Gasômetro, Estação Cultural de Icoaraci e espaços da FCP, mas todos já receberam solicitações, em maior ou menor grau. Como estamos neste momento de restrições sanitárias, cada gestor está analisando caso a caso, levando em consideração o decreto. Mas o objetivo é atender a todos. Não é uma seleção, é mais uma adaptação dos projetos aos espaços ofertados", explicou.

Os artistas devem ficar atentos à estrutura para execução do projeto, já que, de acordo com o edital, isso é responsabilidade do proponente, e não do espaço disponibilizado para as apresentações. Do total de locais que vão receber os projetos, oito pertencem ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secult (SIMM).

Serviço

Edital "Arte Livre - Apoio à produção artística". Período de inscrição: até 31 de agosto de 2021. Período de execução: até 30 de outubro de 2021. Acesse o Mapa Cultural do Pará. Live sobre o Arte Livre disponível no YouTube da Secult.

Fonte: Agência Pará


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CULTURA E ARTE  |   04/12/2021 15h44





CULTURA E ARTE  |   26/11/2021 14h09

Santarém - PA
 

CULTURA E ARTE  |   26/11/2021 12h20

Itaituba - PA