SAÚDE

Número de casos de Covid se estabiliza no Brasil, mas segue entre maiores do mundo
Brasil tem registrado 67 mil casos por dia na média móvel em sete dias


(Foto: Reprodução)

O número de novos casos e de mortes por covid-19 estabilizou-se no Brasil nas últimas semanas, mas continua entre os maiores do mundo, segundo levantamento do jornal “Folha de São Paulo”. O país tem registrado 67 mil novos casos por dia na média móvel em sete dias, quantidade que se mantém desde meados de março.

Esse número vinha crescendo rapidamente nos últimos meses. Em 8 de janeiro, por exemplo, houve acréscimo de 10 mil novos casos apenas naquele dia (considerando a média dos seis dias anteriores). Entre janeiro e fevereiro, houve aceleração por 24 dias seguidos. Em seguida, o número chegou a se estabilizar, mas depois voltou a acelerar 7 de março e 7 de abril. Desde então, tem voltado a se estabilizar.

O número de mortes está na casa dos 3.000 desde o início de abril. Entre 21 de fevereiro e 1 de abril, houve forte crescimento e a quantidade de óbitos por dia saltou de 1.038 para 3.118 (na média móvel).

No Sudeste, porém, todos os Estados ainda registram aceleração de novos casos.

Segundo especialistas, as medidas de restrição à mobilidade aplicadas por Estados e prefeituras nas últimas semanas, ainda que em diferentes intensidades, ajudaram na estabilização dos números. Na semana passada, UTIs de 17 capitais brasileiras e o Distrito Federal estavam com mais de 90% da ocupação — no começo do mês, eram 21.

No entanto, eles ressaltam que os níveis de contaminação e mortes seguem muito elevados e que os sistemas de saúde seguem sobrecarregados. O Brasil é hoje o país com o terceiro maior número de casos no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. O Brasil também possui a maior quantidade de novas mortes entre os 30 países mais populosos do mundo.

Fonte: Portal Giro


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   11/06/2021 12h05

Belém - PA
 

SAÚDE  |   10/06/2021 15h13