SOLIDARIEDADE

Mulheres indígenas e MPF pedem apoio para reconstrução de casas incendiadas em Jacareacanga
Nesta quarta-feira (26), moradias da coordenadora da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn e de seus familiares foram queimadas por grupo pró-garimpo.


Moradias da coordenadora e de seus familiares foram queimadas. (Foto: Reprodução)

Uma associação de mulheres indígenas contrárias à mineração ilegal e o Ministério Público Federal (MPF) lançaram nesta sexta-feira (28) campanha de arrecadação de recursos para a reconstrução das casas das famílias da coordenadora da associação, localizadas em Jacareacanga.
 
As moradias foram incendiadas na última quarta-feira (26) por grupo favorável ao garimpo em terras indígenas, como retaliação contra operação de forças federais, que tinha como objetivo coibir esse crime em território Munduruku.
 
Uma das casa incendiadas. (Foto: Reprodução)

Os incendiários destruíram completamente uma das casas da família e parcialmente outra. Nas moradias, localizadas na Aldeia Fazenda Tapajós, viviam 19 pessoas.
 
As doações em dinheiro podem ser transferidas para o pix, de chave tipo e-mail: laysamazonia@gmail.com, em nome de Lays Branco Uchôa. Por segurança, a Associação das Mulheres Munduruku prefere que as doações sejam enviadas a uma apoiadora da associação e não diretamente para a conta corrente da coordenadora da entidade, para evitar a divulgação de dados pessoais, como o CPF.
 
Os ataques aconteceram na quarta-feira. (Foto: Reprodução)

Na quinta-feira (27), o MPF enviou uma série de ofícios para autoridades federais e estaduais requisitando reforço na segurança pública na região de Jacareacanga e proteção para lideranças indígenas ameaçadas por garimpeiros.
 
Os ataques ocorreram no momento em que equipes de forças federais estavam na região em operação contra o garimpo. A própria Polícia Federal (PF) chegou a ser atacada, com tentativa de invasão na base de operações. Mesmo com a escalada de violência, as forças federais e estaduais se retiraram da região ainda na quinta-feira.
 
Fonte: Portal Giro com informações da MPF


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SOLIDARIEDADE  |   02/08/2021 14h58

Jacareacanga - PA
 




SOLIDARIEDADE  |   17/09/2021 16h51

Itaituba - PA
 

SOLIDARIEDADE  |   27/08/2021 09h02

Itaituba - PA