REGIONAL

'Nuvem prateleira' é vista em Juruti; assista ao fenômeno
Apesar de pouco comum, não é a primeira vez que o fenômeno ocorre em Juruti.


Foto: Reprodução

Moradores da cidade de Juruti, no Pará, compartilharam imagens de uma "super nuvem" que tomou os céus da região na manhã de hoje.

Segundo explicação disponível no Climatempo, o fenômeno da "nuvem de prateleira" ("shelf cloud", em inglês), na maioria das vezes é sinal de aproximação de uma tempestade.
 

A aparição da nuvem "shelf cloud" é grandiosa e rápida. O tempo abriu pouco mais de 30 minutos depois, mas foi suficiente para que as pessoas registrassem o fenômeno e compartilhassem nas redes sociais.

Essas nuvens geralmente têm um formato circular e várias "camadas" horizontais, que geram a comparação com a prateleira. Em registros feitos por moradores, a mistura de cores, o "desenho" no céu e a movimentação do conjunto de gotículas de água geraram comparações entre ela e uma onda.

A empresa de meteorologia paulista explica que as nuvens prateleiras são formadas no choque de massas de ar, em que uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Por essa razão, é muito comum observar também ventania em condições de nuvens prateleira.

Essa não foi a primeira vez que o fenômeno aconteceu em Juruti. Em junho de 2018, evento semelhante foi registrado pelos moradores.

Fonte: UOL


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REGIONAL  |   23/07/2021 09h08





REGIONAL  |   21/07/2021 18h30

Itaituba - PA