REGIONAL

Governo inaugura antena para ajudar a monitorar desmatamento na Amazônia
Equipamento vai transmitir imagens em tempo real para que as equipes do governo possam evitar danos ao bioma.

Uma antena de recepção multissatelital ajudará a monitorar o desmatamento na Amazônia e possíveis crimes ambientais. A iniciativa é do Ministério da Defesa (MD), que inaugurou o equipamento, na quinta-feira 22. Instalado em Formosa (GO), a 90 quilômetros de Brasília, o dispositivo de 17 metros de altura terá conexão com satélites brasileiros.

Em tempo real, a antena transmitirá imagens da floresta para uma equipe de analistas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), subordinado ao MD. Dessa forma, os técnicos do governo federal conseguirão alertar rapidamente os órgãos ambientais sobre indícios de ações danosas ao bioma brasileiro.

Segundo o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa, as antenas atuais do centro demoram dias, até semanas para fazer a transmissão das imagens. “A vantagem do novo equipamento é ter acesso às imagens enquanto o satélite está passando”, disse. Conforme o Ministério da Economia, o novo dispositivo custou cerca de R$ 30 milhões.

Fonte: Agência Brasil


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REGIONAL  |   17/09/2021 11h24

Itaituba - PA
 




REGIONAL  |   15/09/2021 12h00

Rurópolis - PA
 

REGIONAL  |   10/09/2021 20h10

Itaituba - PA