REGIONAL

Carreta de Direitos vai garantir serviços de cidadania a todos os municípios paraenses
A ideia é que a Carreta funcione como uma unidade móvel do órgão pelas cidades do interior do Pará, oferecendo serviços itinerantes e gratuitos.


A Carreta de Direitos tem 16 guichês, é climatizada, tem internet e é adaptada para o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD)

A Defensoria Pública do Estado do Pará inaugurou na manhã do último domingo (29), na Praça da República, em Belém, a Carreta de Direitos, um automóvel adaptado e equipado com 16 guichês para atendimento, antena de internet rural, gerador e plataforma móvel para cadeirantes.

A ideia é que a Carreta funcione como uma unidade móvel do órgão pelas cidades do interior do Pará.

Logo cedo a Praça da República já estava tomada de pessoas que aguardavam atendimento, feito em tendas erguidas pela organização do evento na esquina do Theatro da paz.

Todos os serviços da Carreta de Direitos estava disponíveis, entre eles a emissão primeira via do CPF, da carteira de identidade, o encaminhamento para a expedição da segunda via da Certidão de Nascimento, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fotos 3×4 impressas na hora.

A professora Jéssica França aprovou a iniciativa. Ela rapidamente conseguiu emitir a carteira de identidade e logo em seguida entrou na fila para emitir o CPF.

"Me mandaram a programação pelo Instagram. Faz tempo que eu tentava ir nas campanhas que estava tendo mas só consegui agora. O atendimento fluiu bem e o pessoal é bem educado", disse. 

A Carreta de Direitos prestará também atendimento jurídico e deve ir aos municípios paraenses elaborar ações relacionadas a pedidos de divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda e alvará judicial. 

O Defensor Público Geral, João Paulo Ledo, afirmou que a prioridade neste início será a região nordeste do Pará, mas que a Defensoria irá divulgar as programações previstas quando todas as datas estiverem confirmadas.

Fonte: Agência Pará


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REGIONAL  |   09/09/2021 12h37

Belém - PA
 




REGIONAL  |   28/08/2021 10h38

Belém - PA
 

REGIONAL  |   28/08/2021 09h01

Belém - PA