SAÚDE

Homem internado com suspeita de 'doença da urina preta' morre em hospital de Santarém
Mototaxista de 55 anos teria comido peixe e foi internado no Hospital Municipal. Órgãos de saúde foram comunicados para iniciar investigação.


Genivaldo Cardoso apresentou sintomas da Síndrome de Haff e morreu no Hospital Municipal de Santarém — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Um homem de 55 anos que estava internado no Hospital Municipal de Santarém, no oeste do Pará, morreu na manhã desta terça-feira (7) com suspeita da Síndrome de Haff, conhecida como "doença da urina preta".

O paciente, que trabalhava como mototaxista e foi identificado como Genivaldo Cardoso de Azevedo, deu entrada na unidade hospitalar com sintomas característicos da Síndrome Haff. Este é o primeiro caso suspeito na região.

Segundo amigos de Genivaldo, ele teria comido peixe no fim de semana e horas depois começou a sentir os sintomas. No laudo médico foi atestada a morte como "infecção generalizada".

O quadro clínico do paciente foi considerado delicado. Ele foi levado pata o setor de estabilização, mas não resistiu e morreu.

Conforme o Hospital Municipal de Santarém, por se tratar de um caso suspeito da Síndrome de Haff, os órgãos de Vigilância em Saúde foram acionados para seguir os protocolos técnicos.

 
O que é Síndrome de Haff?

A doença é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina capaz de causar necrose muscular, ou seja, a degradação dos músculos. Outros sintomas da doença são decorrentes desse quadro. A síndrome está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, e badejo (veja vídeo acima).

A forma como o animal é contaminado pela toxina que provoca a doença, no entanto, não é consenso entre especialistas. Alguns infectologistas dizem que a toxina é gerada pelo mau acondicionamento do pescado, mas outros afirmam que a toxina vem de algas consumidas pelo animal.

Fonte: G1 Santarém
 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   11/09/2021 11h57

Santarém - PA
 




SAÚDE  |   09/08/2021 15h36

Santarém - PA
 

SAÚDE  |   25/05/2021 11h45

Santarém - PA