POLÍTICA

Congresso Nacional aprova lei que proíbe sacrifício de cães e gatos de rua
A lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (21) e passará a valer em 120 dias.


(Foto: Reprodução)

Foi publicada, no Diário Oficial da União, nesta quinta- feira (21) a Lei 14.228/21, que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares. A lei passará a valer em 120 dias. 

Há exceção para casos de doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. Nesses casos, um laudo técnico deverá comprovar a legalidade da eutanásia, e entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação.

O texto foi aprovado no final de setembro pelo Congresso Nacional e tem autoria dos deputados federais Ricardo Izar (PP-SP) e Celio Studart (PV-CE). 
 

“A ideia central do projeto é a proteção animal e o incentivo à adoção, retirando de cena o abatimento desmotivado e desarrazoado de animais sem doença infectocontagiosa incurável”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República, em comunicado. 


Em caso de descumprimento da lei, o infrator estará sujeito às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais. Clique AQUI para acessar a lei na íntegra.

Fonte: Poder 360


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






POLÍTICA  |   02/12/2021 15h27

Itaituba - PA
 

POLÍTICA  |   01/12/2021 17h23