Assim, os beneficiários passaram a receber os valores diretamente no Caixa Tem, através de uma conta digital aberta de forma automática e muitos pagamentos teriam como norte o número final do NIS. No entanto, apesar dos pagamentos serem realizados conforme o cronograma estipulado pelo governo, os beneficiários não estariam acessando suas contas, e hackers e golpistas aproveitavam a situação para roubar os valores depositados, valendo lembrar que isso já ocorria também quando houve o Auxílio Emergencial.
"As pessoas não utilizavam e os golpistas utilizavam os dados, coletavam em algum local (...) e faziam os acessos e utilizavam o dinheiro que estava no Caixa Tem", disse o Gerente da Caixa em Itaituba, José Araújo Júnior.
De acordo com o gerente, neste mês de dezembro, praticamente todos os benefícios do Bolsa Família caíram no Caixa Tem, período em que os ataques hackers no Caixa Tem se intensificaram, aplicando diversas fraudes e golpes, acessando as contas dos usuários e removendo os valores. Mas, para alívio dos beneficiários, conforme apresentado por José Araújo Júnior, os valores serão ressarcidos.
José destacou ainda que estão sendo realizadas contestações, mas este procedimento demora muito, pois é efetivada entrevista com o cliente, agendamentos. Porém, para agilizar, estão sendo atendidas cerca de 60 a 80 pessoas diariamente. O gerente detalhou o processo efetivado para o ressarcimento do benefício:
"Esse valor será ressarcido, a gente faz o questionário e este é respondido, depois esse questionário é enviado para a área de segurança que vai verificar qual foi o aparelho, qual foi a localização, [e outros detalhes] e a gente faz o ressarcimento, que demora mais ou menos um dia, ou um dia e meio, e é enviado para as contas dos clientes", finalizou.
Fonte: Portal Giro