SAÚDE

Grande ação de imunização contra a Covid-19 acontecerá em três pontos de Itaituba nesta terça-feira (28)
Vacinação ocorrerá das 17h às 23h, na Igreja de Deus na Amazônia, em um posto móvel em frente a Clínica Betel, e em sistema Drive Thru na Praça do Cidadão.


Foto: Reprodução

O Secretário de Saúde, Iamax Prado, anunciou durante uma coletiva, que haverá uma grande ação de imunização contra Covid-19 na noite desta terça-feira (28), das 17 às 23h, em três pontos do bairro Bom Remédio, em Itaituba, sudoeste do Pará. A vacinação ocorrerá na Igreja de Deus na Amazônia, para o público que irá a pé; na Praça do Cidadão, terá o sistema Drive Thru, para quem vai com veículo; também será disponibilizado uma ambulância como posto móvel, em frente a Clínica Betel. 

Na ocasião, será disponibilizado a vacina da Pfizer para os adolescentes de 12 a 17 anos, e as outras vacinas para o público com 18 anos ou mais. Será disponibilizado também a vacina Janssen para pessoas que já tomaram a 1ª dose, pois na ação será aplicado apenas a dose de reforço. A população deve levar  consigo as carteiras de vacinação para receber a dose do imunizante. 

Foto: Reprodução

Durante a coletiva Iamax também falou sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, afirmando que apesar do Governador Helder Barbalho ter dito que irá aderir a vacinação dessa faixa etária, uma data de início para a imunização ainda não foi revelada. 

"A gente espera essa autorização através de comunicado oficial da Secretaria de Saúde do Estado, que vai autorizar os 144 municípios deste estado a iniciar a vacinação de 5 a 11 anos, a gente está esperando o comunicado oficial para que a gente possa programar essa vacinação", declarou Iamax. 

O secretário aproveitou a oportunidade para relembrar que ainda está valendo o decreto que exige que a população apresente a carteira de vacinação ao entrar em espaços públicos e privados. Ressaltando que o Covid-19 só irá ser erradicado quando toda a população estiver vacinada. 

"O decreto proibi a entrada de pessoas não vacinadas em ambientes públicos ou privados, uma vez que, pelo entendimento, se a pessoa se contaminar ela pode contaminar as demais, que já estão em um certo nível de imunidade através da vacina. A gente só vai erradicar mesmo a covid-19 quando toda a população estiver vacinada, pessoas que são contaminadas e já estão vacinadas, a comprovação é que os sintomas são leves e moderados".  

Secretário de Saúde durante a coletiva. (Foto: Jordan Norato/ Portal Giro)

Em relação aos estabelecimentos, Iamax Prado diz que o número de fiscais da secretaria é reduzido, então a fiscalização fica a critério do proprietário do estabelecimento, porque se houver uma fiscalização por parte do munícipio, o responsabilizado será o próprio dono da empresa.  

Iamax Prado falou também sobre as aulas do ano de 2022, relatando que serão 100% presenciais, pois a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde através do Programa Saúde na Escola, realizam um protocolo de biossegurança dentro das escolas para que não haja contaminação dentro dos ambientes escolares.  Vale ressaltar que pelo decreto vigente no município, para adentrar ambientes de ensino é necessário que alunos acima de 12 anos apresentem o comprovante de vacinação.  

Fonte: Portal Giro 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   05/05/2022 18h18

Itaituba - PA
 




SAÚDE  |   20/04/2022 12h38

Itaituba - PA
 

SAÚDE  |   12/04/2022 16h22

Itaituba - PA